SóProvas


ID
5114266
Banca
CPCON
Órgão
Câmara de Bayeux - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O tom da velhice


Pardais são como cantores profissionais: Também têm momentos de auge e declínio em suas carreiras. Entre pássaros, é comum que o canto de um macho invasor sirva como alerta de perigo. Só que pardais mais velhos colocam menos banca usando o gogó que os mais novos. Cientistas descobriram isso, colocando trinta e cinco pardais para ouvir sons de rivais com dois ou dez anos de idade. As cobaias se mostraram preocupadas com ruídos dos jovens, se aproximando desta fonte sonora para investigá-los. Avoz dos anciões, porém, não gerou a mesma comoção. O próximo passo é descobrir se ter um tom idoso afeta o match com as fêmeas. Fonte: Sessão Fatos. Revista Superinteressante. Edição 412, fevereiro/2020, pag. 14. 

Sobre o enunciado “Pardais são como cantores profissionais: também têm momentos de auge e declínio em suas carreiras”, é CORRETO afirmar que:

I- há uma comparação explícita na construção linguística, tendo em vista a aproximação de dois seres por alguma semelhança existente.
II- existe na elaboração discursiva, a figura prosopopeia, que atribui aos pardais linguagem, sentimentos e ações próprias dos seres humanos.
III- há uma construção argumentativa na 2ª oração, justificando a oração.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Comentários
  • Diz a banca que o gabarito é a letra A

    ?

    O item II não tem prosopopeia?

    Ou os pardais de fato têm 'auge e declínio em suas carreiras' e eu não estava sabendo?

  • Tbm concordo que no segundo caso tem prosopopeia. ( momentos de auge e declínio em suas carreiras).

    Pardais tbm têm carreiras, momentos de auge?

  • PROSOPOPEIA

    1. RETÓRICA (ORATÓRIA)
    2. figura pela qual o orador ou escritor empresta sentimentos humanos e palavras a seres inanimados, a animais, a mortos ou a ausentes; personificação, metagoge.
    3. POR EXTENSÃO
    4. discurso empolado ou veemente.

    FONTE: Oxford Languages and Google.

    •  “Pardais são como cantores profissionais" uma comparação não implícita com sentimentos humanos ,e palavras a seres inanimados.

    Não entendie achei confusa.

  • Pelo que percebo do estudo de figuras de linguagem é que, muitas vezes, têm-se construções que até se poderia classificar como sendo mais de uma figura de linguagem, como no caso da oração da questão. Ocorre, contudo, que, quando isso acontece, deve ser verificado qual a intenção primeira, que se sobressai, da construção frasal. No caso da questão, tem sim elementos de prosopopeia, MAS o que se sobressai é a figura de linguagem "comparação".