-
Sociedade Feudal = ESTAMENTAL > Pouco ou nenhuma mobilidade social
- CLERO > ORAM
- NOBREZA > GUERREIAM (CONHECIDOS COMO SENHORES FEUDAS)
- CAMPONESES > TRABALHAM
-
Sociedade estamental, com pouca/nenhuma mobilidade social.
-
Para quem, assim como eu, marcou letra A de forma errada, observem:
- Nesse sistema chamado Feudalismo, terras eram concedidas por um suserano (questão fala em soberano) ao seu vassalo em troca de fidelidade e ajuda militar.
-
Gab. D - Entre todas a que menos se mostrou convidativa foi a A.
Notem, a formação da burguesia se dará, de grosso modo, em virtude da desfragmentação do poder do soberano. No feudalismo temos o poder totalmente descentralizado. Ducados, principados, etc. O poder sendo dividido entre suseranos e vassalos. Tal divisão se da como medida de defesa das constantes invasões barbaras. O que mesmo assim, se mostraria ineficaz.
-
Uma das principais características da Idade Média foi a descentralização política(Alta Idade Média), ou seja, não teria como ser a alternativa A porque a centralização política só acontece na Baixa Idade Média, quer dizer, justo no período em que entrou em decadência o sistema feudal.
Portanto, alternativa correta letra D.
-
Oratori, Belatori e Laboratori
Gab:D
-
Feudalismo: foi o principal sistema político, econômico e social na Europa medieval. A sociedade tinha pouca mobilidade e estava dividida em três estamentos: o primeiro estado, formado pelo clero; o segundo, pelos nobres e senhores feudais; e o terceiro pelos servos e camponeses. O feudalismo entrou em colapso no séc XIII, dando origem ao mercantilismo.
-
A questão proposta é bastante simples, principalmente para aqueles que são graduados em História. O Feudalismo é tema clássico nos currículos de História da Escola Básica e dos cursos de graduação em História.
O tema é abordado em vários ângulos e através de diferentes perspectivas de análise. No entanto, há consenso entre historiadores acerca dos fundamentos do processo histórico em pauta. Entre os medievalistas franceses destacam-se Ganshof , Marc Bloch, Jacques Le Goff, George Duby e Phillipe Ariès .
O período conhecido como “Idade Média", na Europa, durante o qual viveu e cresceu o sistema feudal em muito estimula a mitologia da cultura ocidental. Muitos contos de fada – reescritos pelos irmãos Grimm no século final do século XVIII – são de origem medieval: fábulas passadas por via oral entre os camponeses. O mito – ou história? – de Robin Hood também é medieval, assim como uma série hábitos e crenças que trazemos até hoje.
Uma das alternativas aponta uma característica do Feudalismo
A) INCORRETA- Em termos de política e poder de mando, cada Senhor feudal era a autoridade máxima em suas terras, detendo o poder . A autoridade do rei era nominal mas não de fato.
B) INCORRETA - A formação do feudalismo levou à ruralização da população e da economia. Há um êxodo urbano em função das invasões germanas e da instabilidade profunda no decadente império romano, que não tinha condições de garantir a segurança da população.
C) INCORRETA- Em função do êxodo urbano e da insegurança a tendência foi de concentração nas propriedades rurais – as vilas , que muitas vezes dão origem a feudos – nas quais se buscava a auto suficiência em termos dos itens essenciais para a sobrevivência : alimentos.
D) CORRETA- A sociedade era dividida em ordens – estratos sociais baseados em situação de nascimento e de origem e não na riqueza.
E) INCORRETA- A nobreza era aquela que se dedicava à guerra e aos jogos de guerra. Como disse o Bispo de Adalberon: “ uns rezam, uns guerreiam e outros trabalham" .
Gabarito do Professor: Letra D.
-
A sociedade na idade média era estamental, dividida em Clero, Nobreza e os Camponeses.
-
a) O poder era descentralizado em vários senhores feudais. ITEM INCORRETO.
b) A população era predominantemente rural. ITEM INCORRETO.
c) a economia era baseada na atividade agrícola. ITEM INCORRETO.
d) ITEM CORRETO.
e) O comércio era bastante incipiente ao longo do feudalismo. ITEM INCORRETO.
Resposta: D
-
GAB D
Revisando :
Questão ) Ao declínio de Roma correspondeu o surgimento de uma nova forma de organização social, política e econômica, o feudalismo, marcado pela poderosa presença da Igreja Católica e, em larga medida, o sistema que caracterizou a Idade Média europeia. GAB C
A sociedade feudal baseava-se nas: 3 ORDENS: CLERO, NOBREZA E SERVOS
-
Discordo do uso do termo "ordens". Na verdade a sociedade feudal estava dividida em Estamentos. O termo "ordens" chega a ser ambíguo por recordar as várias ordens religiosas nas quais estavam divididas parte dos membros de um desses estamentos: o Clero.
-
Na alta idade média o poder era descentralizado. GAB. D. porém no imperuo bizantino era centralizado.
-
Ordem das Sociedades, também pode vim como
- Oratori(Os que oram)
- Belatori( Guerreiros)
- Laboratori ( Trabalham)
-
Era uma sociedade estratificada, com pouco ou nenhuma ascensão social entre os indivíduos das classes mais baixas.
Sendo composta por:
Oratores ( os que oravam , padres e clérigos)
Bellatores ( Os soldados, guerreiros e nobres)
Laboratores ( Labor: os que trabalhavam, os escravos, servos e pobres).
Deus está conosco vamos passar nesta prova.