SóProvas


ID
5114509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o século XVIII, ocorreu um movimento intelectual e filosófico marcado por uma série de novas ideias e proposições políticas e filosóficas. Conhecido como Iluminismo, esse movimento

Alternativas
Comentários
  • O Iluminismo foi, em poucas palavras, o chamado momento de luz principalmente sobre a Europa, que havia anos vivia atolada sobre a grande escuridão medieval. É a partir desse novo momento que o homem para de atribuir à religião as responsabilidades da sua vida e começa a sentir-se mais dono do próprio destino, por isso tantos escritores e filósofos ascendem nesse período, além de uma forte influência artística e cultural.

    Gabarito: B

  • Eu entraria com recursos contra essa questão. Quando passamos a pensar sobre os depostas esclarecidos, eles não estavam fazendo nada mais do que atender os pedidos de educação pública e afins que eram exigidos por alguns pensadores iluministas. Literalmente, cabem duas respostas.

  • Razão + Fé

    Gab:B

  • A questão proposta é bastante simples, principalmente para aqueles que são graduados em História. O Iluminismo é tema clássico nos currículos de História da Escola Básica e dos cursos de graduação em História. O tema é abordado em vários ângulos e através de diferentes perspectivas de análise. No entanto, há consenso entre historiadores acerca dos fundamentos do processo histórico em pauta. 
    O Iluminismo é um movimento que pode ser considerado fundamental para a afirmação do  Liberalismo político, e econômico, como mecanismo para a burguesia finalmente alcançar a posição de camada social dominante. Isso acontece através de movimentos revolucionários como a Revolução Americana e a Revolução Francesa, entre outros. É o movimento cultural que é a base do “longo século XIX" quando o liberalismo se estabelece e atinge seu apogeu. 

    Uma das alternativas indica uma característica do processo histórico em questão 
    A) INCORRETA- “ Abalar os tronos e derrubar os altares" era ideia recorrente entre os iluministas, que defendiam o fim do monopólio religioso da Igreja católica. Entre os Direitos Naturais do Homem, defendidos por pensadores como Locke, Voltaire e Rousseau, estavam a liberdade de expressão e de credo. Ou seja : defendiam a tolerância religiosa e até mesmo a não religiosidade. 
    B) CORRETA- Entenda-se como “uso da razão" a capacidade humana de raciocínio. E, através do raciocínio os homens podem – e devem - buscar respostas lógicas às perguntas propostas pela vida 
    C) INCORRETA- É na Revolução Intelectual do século XVIII- Iluminismo- que nasce a ideia de que o aparelho de Estado resulta de um “ contrato" entre governantes e governados. E de que o poder emana da sociedade . O governante não é o estado nem deve ter um poder irrestrito. Montesquieu propõe a divisão de poderes ( executivo, legislativo e judiciário) para que “ o poder freie o poder" e seja possível evitar abusos . 
    D) INCORRETA- O projeto liberal, nascido do Iluminismo, propunha a não intervenção do Estado na medida em que a economia funciona de forma mecânica. O mercado se auto regula, a partir de leis universais como a oferta e a procura. 
    E) INCORRETA- Os dogmas não são comprovados pelo raciocínio lógico. A falta de comprovação científica os desqualifica. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Alternativa B.

    • O iluminismo foi um movimento de contestação ao ANTIGO REGIME.

    Então quais foram as características do antigo regime contestadas pelo Iluminismo?

    1. Política: ABSOLUTISMO/CENTRALIZAÇÃO

    1. Econômico: MERCANTILISMO, que tinha como característica o quê? Justamente o INTERVENCIONISMO, protecionismo e o colonialismo.
    • Iluminismo>> Luzes da razão
    1. Contestação ao antigo regime:
    • Absolutismo
    • Mercantilismo

    Crítica a toda e qualquer crença e conhecimento.

    • Reflexo do iluminismo:

    Independência das 13 colonias inglesas>>EUA

  • Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.