SóProvas


ID
5114515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O mercantilismo foi uma doutrina econômica que vigorou na Europa entre os séculos XV e XVIII. Foi predecessora do liberalismo e, até certo ponto, sua antagonista. É correto afirmar que o mercantilismo era

Alternativas
Comentários
  • os mercantilistas defendiam a tese de que a riqueza de uma nação era medida pela quantidade de metal que acumulassem. Consequentemente, o poder do Estado crescia proporção em que tivesse entesourado metais

  • Protecionismo são medidas econômicas de um Estado para aumentar as exportações e diminuir ou proibir as importações.

    A só tem comercio com a metrópole , o que os faz ser absolutistas e consequentemente o governo tem controle sobre a economia.

    D) correta.

  • Força guerreiro, não desista do seu sonho!

    PMPR 2021

  • D

    Também conhecido como Metalismo, havia a crença que a grandeza de uma nação era determinada pela acúmulo de metais preciosos.

    O Mercantilismo possuía algumas características:

    Metalismo, Balança comercial favorável, protecionismo e o sistema colonialista.

  • A acumulação de metais pode ser chamada de Metalismo e pior... Bulionismo!

  • GABARITO D

    Já na economia, a prática econômica desse período ficou conhecida como mercantilismo, momento de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Entre as práticas econômicas do mercantilismo, estão a defesa de uma balança comercial favorável, a acumulação de metais preciosos, o incentivo à manufatura etc.

  • O mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas típicas dos Estados modernos europeus monárquicos, entre os séculos XV e XVIII. Eram essencialmente baseadas na ideia de que um Estado interventor teria melhores condições de promover o enriquecimento da coroa, entendido como o enriquecimento do Estado. A atividade base para o enriquecimento seria o comércio exterior. Através da exportação seria possível obter ganhos de metais preciosos, a medida de riqueza de indivíduos e Estados.
    A produção nacional contaria com a proteção de taxação alfandegária de forma que fosse possível importar o mínimo para que se gastasse a menor quantidade possível de moedas de metais preciosos. Mercantilismo é tema recorrente em currículos de História na escola básica e nas diversas graduações, quando se trabalha com história econômica. A questão é clássica, não apresenta dificuldade tampouco demanda análise detalhada.
    É mais uma pergunta de memorização. Uma das alternativas aponta uma proposta mercantilista. 
    A) INCORRETA – O protecionismo alfandegário era, segundo o mercantilismo, a forma por excelência para evitar a concorrência de produtos estrangeiros dentro de um dado país.
    B) INCORRETA- A proposta de intervenção do aparelho de Estado no funcionamento da economia é uma das peças-chave das práticas mercantilistas. 
    C) INCORRETA -As práticas mercantilistas compõem a face econômica dos Estados absolutistas da Europa moderna. 
    D) CORRETA- Segundo as práticas mercantilistas, o acúmulo de metais preciosos, fundamentais para a cunhagem de moedas , seria a medida de riqueza de um Estado. 
    E) INCORRETA- As colônias, de acordo com o mercantilismo, eram submetidas ao exclusivo colonial , entendido como monopólio comercial da metrópole em relação à colônia. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • GABARITO D , O MERCANTILISMO balança comercial favorável, a acumulação de metais preciosos, o incentivo à manufatura etc.

  • LETRA ''D"

    MercanTilismo => METAIS

  • Questão ) O mercantilismo foi uma doutrina econômica que vigorou na Europa entre os séculos XV e XVIII. Foi predecessora do liberalismo e, até certo ponto, sua antagonista. É correto afirmar que o mercantilismo era a favor da acumulação de metais preciosos. GAB C