SóProvas


ID
5114527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ao longo do século XX, vários países adotaram o comunismo, ideologia que

Alternativas
Comentários
  • PAPA MIKE SIERRA PAPA

  • B: é a favor do regime de partido único.

  • Um partido comunista é um partido político que tem como objetivo a aplicação política, social, cultural e econômica dos princípios do Comunismo através de um governo. O nome origina-se da obra O Manifesto do Partido Comunista (1848), dos alemães Karl Marx e Friedrich Engels.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_comunista

  • A questão proposta é bastante simples, principalmente se tomarmos em consideração que o objetivo é a seleção de professores de História. Graduados em História devem ter condições de responder questões mais elaboradas e que exijam conhecimentos mais aprofundados.  A questão pode ser respondida com o que se trabalha em História na Escola Básica. A proposta é essencialmente de memorização. Não há demanda de síntese ou de análise.
    O ponto de partida para responder a questão é entender que é  possível reconhecer mais de uma vertente de projeto comunista, ao menos em teoria. No entanto, há determinadas características que são comuns a todas e são percebidas em regiões que se dizem, ou diziam, comunistas. 
    Há, porém, que assinalar que, o projeto original de comunismo não foi colocado em prática, até mesmo porque defende a dissolução do aparelho de Estado, o que não aconteceu em nenhuma sociedade do século XX. O que se tornou efetivo foi o chamado “socialismo real", nascido a partir das propostas e da prática política de Stalin, na URSS, entre 1928 e 1953. 

    Em uma das alternativas está indicada uma característica basilar do comunismo – ou do socialismo real: 
    A) INCORRETA – Embora os Estados comunistas se definam como “democracias populares" na verdade são Estados autoritários. 
    B) CORRETA- Em todos os Estados comunistas é possível ver o regime de partido único, o que raramente permite a existência de oposição. 
    C) INCORRETA – É característica de Estados comunistas o planejamento estatal da economia. Em tese para que seja possível a promoção do Bem de todos sem distinção. 
    D) INCORRETA- O regime defende a propriedade comum – coletiva – de tudo que que produz riqueza, dentro do Estado, a quem cabe gerenciar a propriedade que é de todos.
    E) INCORRETA- Em um projeto comunista o Coletivo tem primazia sobre o Indivíduo. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • 119 pessoas marcaram a letra A kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    deixe sua risada

  • Galera que marcou a letra A tem problema

  • Pessoal que marcou a letra "A" (263 até o momento desse comentário), sério gente !!!!!! Eu prefiro acreditar que seja o pessoal do fundamental ou que começou a estudar agora, estão com a mente de que todo os países são democracias.

    NÃO É POSSÍVEL QUE EXISTA OUTRA ALTERNATIVA ALÉM DESSA !!!!!!!!!!

  • Só tem os aprovados em concurso público rindo dos que erraram a questão.

  • Ao longo do século XX, vários países adotaram o comunismo, ideologia que é a favor do regime de partido único.

    É até estranho muitos marcarem a letra A, acredito que a maioria que defende o comunismo, no Brasil, não sabe sequer o que esse regime significa.

  • 394 marcaram a letra A, pqp kkkkkkkkkkkkk

  • GAB-B

     a favor do regime de partido único.

    SUA OPINIÃO POLITICA NÃO IMPORTA E SIM O QUE É COBRADO PELAS BANCAS DE CONCURSO.

    LETRA-B BB B B B B B B B B B B B B

    LETRA-B B B B B B B B B B B B B

    LETRA-B B B B B B B B BB

    VOU INVADIR SUA MENTE.!!

  • so os profissional de concurso denegrindo os outros aqui ,cada um constroi sua aprovaco de um jeito, respeito com os colegas .

  • Questão bem polêmica. O comunismo defende a ausência de estado (e de governo), ou seja, não deveria haver governo. Como pode uma ideia que defende ausência de governo pedir partido único? Isto, não há tal previsão na teoria clássica comunista. O que acontece é que Marx previu que, para se chegar ao comunismo, antes era necessário passar por 2 estágios: o primeiro seria o do reino da riqueza ou da abundância, em que o país teria plenitude material (o comunismo seria mais provável em países maiss desenvovidos e industrializados). O segundo seria o estágio do socialismo, em que deveria haver um governo a guiar o processo de transição do governo liberal para o "não governo" ou a ausência de estado (e é desse estágio que nenhum governo socialista passou, pois, com poderes nas mãos, o revolucionário acaba se tornando um ditador e isso não é inédito no comunismo. Deve-se lembrar que o mesmo ocorreu nas revoluções liberais francesas. Tanto os jacobinos quanto os girondinos tornaram seus governos mais ditatoriais após os tomarem dos reis (e não eram comunistas. Pelo contrário. Eram burgueses, a favor do livre mercado, ou seja, parece ser algo na natureza humana, que independe de qualquer sistema de governo)).

    O examinador fez uma confusão por que algumas vertentes do comunismo, como o chinês, primavam por um partido único (aliás, na China é assim. O presidente do país é, na realidade, presidente do partido comunista chinês). Também fez confusão pelo fato de o socialismo, de forma geral, acabar se pautando pela liderança de um único partido. Ocorre que, como já explicitado acima, o comunismo clássico (cobrado na questão) não fala em partido único, até por que nem mesmo fala em governo. Como uma ideia que defende ausência de governo pode defender partido único?

    Sintetizando:

    1. Comunismo clássico defende ausência de governo
    2. Algumas adaptações do comunismo (como o chinês) ou mesmo a expressão prática do comunismo (socialismo, tanto real quanto idealizado por Marx, como caminho de transição para o comunismo de fato) possuem partido único.
    3. O examinador confundiu as correntes de ideias acima.

    Acredito que o item deveria ser anulado.