gabarito letra B
Um caso de abolição do trabalho escravo de destaque na América foi o caso haitiano, que ocorreu em 1794. A agitação causada pela Revolução Francesa aliada a uma insatisfação reprimida durante anos por um sistema de exploração escravocrata extremamente cruel levaram a uma rebelião de escravos sem precedentes na história do continente. A revolta dos escravos haitianos conduziu o país à sua independência, em 1804.
Em 1833, a Inglaterra aboliu a escravidão em suas colônias na América, mas a transição gradual dessa abolição fez com que ela se estendesse até 1840. A abolição da escravatura nos Estados Unidos foi dramática e aconteceu por meio de uma guerra entre os Estados do Norte e do Sul por conta da questão que envolvia a expansão do trabalho escravo para os territórios no Oeste.
Resumo
- A abolição do trabalho escravo no Brasil, realizado pelos negros, aconteceu em 13 de maio de 1888, por meio da Lei Áurea.
- A abolição da escravidão mobilizou milhares de pessoas a festejarem no Rio de Janeiro.
- Desde o começo do século XIX, o Brasil era pressionado pela Inglaterra para proibir o tráfico negreiro, e essas pressões resultaram na Lei Eusébio de Queirós, em 1850.
- Com a proibição do tráfico, em 1850, o processo até a abolição foi realizado de maneira lenta e gradual.
- As leis abolicionistas foram: Lei do Ventre Livre, de 1871, e Lei dos Sexagenários, de 1885.
- O movimento abolicionista ganhou força a partir da década de 1870, e parte considerável da sociedade brasileira aderiu à causa.
- As principais formas de resistência foram realizadas pelos escravos por meio de fugas e de revoltas contra seus senhores.
- O Brasil foi o último país da América a abolir o trabalho escravo.
(fonte: mundo educação)
bons estudos
mais conteúdo no insta @mike_estudante
https://www.instagram.com/mike_estudante/
Assim como em outras questões da prova da CESPE / CEBRASPE, não há a demanda de síntese ou de análise. Ela é bastante direta e demanda conhecimentos básicos , muitos de memorização.
A questão não apresenta dificuldades para os candidatos que buscam a posição de professor de História de escola básica ou seja, graduados em História .
O escravismo e todo o processo de abolição da escravidão no Brasil vem sendo estudado, cada vez mais, por novos ângulos e pesquisadores que discutem , às vezes rejeitam e, certamente , complementam e enriquecem em muito os conhecimentos acerca do tema. São bastante importante as pesquisas e as publicações de historiadores vinculados aos movimentos negros.
A abolição não foi um ato benemérito da regente Princesa Isabel , pela assinatura da Lei Áurea em 1888. Ela resultou da ação política da sociedade civil – na qual tinham participação efetiva lideranças abolicionistas de fato – descendentes de africanos libertos ou brancos – e , também, de forte pressão de senhores de terra preocupados com o fornecimento de mão de obra para suas plantações. Essa movimentação da sociedade era representada pelos políticos no parlamento, ligados direta ou indiretamente aos interesses expressos pelos movimentos.
Umas das afirmativas sobre o processo de abolição da escravidão está correta
A) INCORRETA- Embora a quantidade de libertos já fosse significativa e, em algumas regiões a quantidade de libertos já era maior do que a de escravizados. Mas, ainda assim, foram por volta de 700 mil os libertos pela Lei Áurea
B) CORRETA -Havia, entre as elites proprietárias , não só no Brasil mas em todas as áreas escravistas da América, que ocorresse um levante de escravizados como o do Haiti. É o que passou à história como “haitianismo ". Daí a necessidade de elementos das elites buscarem a condução do processo de abolição.
C) INCORRETA- O processo de abolição não foi pacífico. Houve , desde o início da utilização do braço escravo a reação , muitas vezes violenta, dos cativos.
D) INCORRETA- As Leis do Ventre Livre e a Lei Áurea foram propostas dentro do parlamento.
E) INCORRETA- A proibição do tráfico negreiro aconteceu em 1850, quando passou a ser de interesse do Estado e de proprietários.
Gabarito do Professor: Letra B.
A título de curiosidade..
A Revolução Haitiana foi uma grande rebelião de escravos e negros libertos e foi motivada pela grande exploração e violência do sistema colonial escravista francês naquela região. Os escravos e os negros libertos da região foram fortemente influenciados pelos acontecimentos que se passavam durante a . O movimento resultou na abolição da escravidão em todas as colônias francesas.
A guerra da secessão americana foi motivada pelas diferenças existentes entre norte e sul dos Estados Unidos. O NORTE era caracterizado pelo desenvolvimento manufatureiro, com a existência de pequenas propriedades agrícolas e predominância do trabalho livre assalariado. O SUL (derrotado) era dependente do cultivo agrícola (plantation), no qual havia o latifúndio, baseada na monocultura (em geral, algodão) e totalmente dependente do trabalho escravo. .