SóProvas


ID
5114551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A industrialização do Brasil ocorreu tardiamente em relação a vários países europeus e aos Estados Unidos da América. Quanto à industrialização da sociedade brasileira, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A

    A) A formação da classe operária brasileira contou com contribuições de imigrantes europeus e de brasileiros natos. ➡ certo, só você lembrar do processo de embranquecimento da população e a enxurrada de imigrantes, mas Vargas deu uma freada limitando a entrada de imigrantes.

    B) O processo de industrialização fez a agricultura brasileira entrar em decadência, o que gerou o deslocamento de capitais do setor agrícola para o industrial. ➡ errado, o que gerou o deslocamento de capitais foi a crise de 1929, que gerou essa mudança de capitais do setor agrícola para o industrial.[

    C) No processo de industrialização do Brasil, foi vetada a participação de empresas estrangeiras, especialmente no setor produtor de bens duráveis. ➡ errado, a abertura ao mercado externo mais expressiva começa com o JK para a instalação de multinacionais. JK impôs às multinacionais um grande mecanismo de barganha: o mercado interno brasileiro estava aberto e havia interesse em internalizar a indústria mais avançada de bens de consumo duráveis e de bens de produção, mas as empresas estrangeiras teriam que obedecer as condições do Estado brasileiro.

    D) Foram abundantes as inovações tecnológicas e organizacionais oriundas de parcerias entre empresas e universidades.➡errado: não se pode falar abundante inovação tecnológica em um país subdesenvolvido. há sim alguma inovação, bem tímida se comparado com países desenvolvidos, mas tem sim!

    E) A indústria brasileira contou com recursos abundantes do setor financeiro privado nacional, o qual se caracterizou por financiamentos de longo prazo. ➡ errado: recursos internacionais, FMI, dívida externa... o resto é o que você já sabe.

    bons estudos

    mais conteúdo no insta @mike_estudante

    https://www.instagram.com/mike_estudante/

  • Não desista do seu sonho.

    Avante PMPR!

  • Durante o segundo reinado quando aconteceu o primeiro surto industrial, comprar escravos aqui no brasil já não era tão lucrativo por conta da lei do ventre livre e da Bill Aberdeen. por conta disso o Brasil fez uma forte propaganda para que imigrantes europeus viessem para o Brasil trabalhar. como eles já tinham uma experiência com indústrias lá na Europa foi bom para os proprietários de indústrias.

    Por conta disso e letra A está correta.

    A) A formação da classe operária(trabalhadores) brasileira contou com contribuições de imigrantes europeus e de brasileiros natos

    Bom, espero que eu tenha te ajudado. bons estudos!

  • Gab. A. A CESPE adotou uma postura bem crítica nesta questão.

  • A) A formação da classe operária brasileira contou com contribuições de imigrantes europeus e de brasileiros natos. ➡

    Vale ressaltar o primeiro surto industrial brasileiro, lembre-se do barão de Mauá (segundo reinado de don Pedro II), ai é só você lembrar do processo de embranquecimento da população e a enxurrada de imigrantes. Por conta disso, a resposta certa é esta

  • Essa prova veio quente hein !

  • Principalmente após a Segunda Guerra Mundial.

  • vale ressaltar o primeiro surto industrial brasileiro, lembre-se do barão de Mauá (segundo reinado de don Pedro II), ai é só você lembrar do processo de embranquecimento da população e a enxurrada de imigrantes

  • A questão acima tem como tema a industrialização brasileira e seus impactos sociais e econômicos para o país.

    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba como ocorreu o processo de industrialização no Brasil, as suas características e seus desdobramentos econômicos e sociais para a sociedade brasileira. 

    Feita a explicação prévia, vamos a análise das alternativas abaixo:

    Letra A - Correta, pois de fato grande parte da mão-de-obra operária das indústrias brasileiras era composto por imigrantes europeus e brasileiros natos. Porém, entender isso implica voltar em 1888, que foi o ano da abolição da escravatura aqui no Brasil. Quando houve o acontecimento, é importante mencionar que os negros afrodescendentes que passaram pelo processo de escravização não foram integrados à sociedade brasileira. Muitos não tiveram acesso à trabalho, renda, educação, moradia digna, educação, saúde, etc, pois foram bastante marginalizados pelo governo vigente. Além disso, a elite econômica do país era adepta a teorias eugenistas, que propagavam a ideia que a raça branca era superior as demais. Com isso, a elite econômica junto com os governos seguintes promoveram políticas de "branqueamento" da sociedade brasileira, excluindo os negros das esferas sociais e trazendo, a partir de incentivos financeiros governamentais, um grande número imigrantes europeus para morarem e trabalharem nas lavouras de café. Com o fim do ciclo cafeeiro, o Brasil passou a investir em indústrias reincorporando esses imigrantes europeus às atividades industriais junto com os brasileiros natos.

    Letra B - Incorreta, pois esse deslocamento de capitais da área agrícola para a área industrial, ocorreu durante a crise de 1929 que aconteceu nos EUA. Na época, o Brasil era um grande exportador de café mundial, e seu PIB era bastante dependente da produção cafeeira. Das exportações, 70% das vendas eram destinadas aos EUA, que com a crise parou de comprar o café brasileiro, levando a uma drástica redução do PIB brasileiro. Temendo os impactos econômicos e visando fugir dessa dependência econômica, o governo de Getúlio Vargas - presidente da época - começou a investir na atividade industrial visando o restabelecimento e diversificação da economia brasileira. Portanto, não foi o processo industrial que promoveu esse deslocamento de capitais, e sim a crise de 1929, que levou a Industrialização do país.
    Letra C - Incorreta, pois o governo de Juscelino Kubitscheck (1955-1960) tinha como grande política de governo a modernização do território brasileiro. Nesse sentido, JK começou a conceder incentivos governamentais no intuito de abrir a economia brasileira para o capital estrangeiro, o que levou indústrias estrangeiras a se instalarem no Brasil. Entre essas indústrias destacam-se as indústrias automobilísticas, como a FORD e a General Motors, que na época estavam se expandindo e abrindo filiais em vários países. Portanto, a alternativa está errada, pois nunca houve proibição da instalação de indústrias estrangeiras, e o país recebeu várias fábricas do setor de bens duráveis.
    Letra D - Incorreta, pois ao longo do desenvolvimento industrial brasileiro, que teve seu auge entre as décadas de 1960 a 1980, não havia uma parceria significativa entre empresas e universidades no sentido de trazer inovações tecnológicas e organizacionais. Embora a quantidade de universidades tenha se elevado durante a década de 2000, em um país emergente como o Brasil, não dá pra falar ainda em amplo e abundante desenvolvimento tecnológico oriundo de uma parceria técnica entre empresas e universidades.
    Letra E - Incorreta, pois a indústria brasileira, ao longo de seu desenvolvimento, contou mais com o capital e investimento estrangeiro para o financiamento de suas atividades, o que de certa forma, comprometeu a autonomia do crescimento econômico brasileiro. Isso ocorreu sobretudo durante a década de 1980 que levou ao grande crescimento da dívida externa que afetou a atividade industrial brasileira e aumentou os índices de inflação econômica.
    Gabarito do Professor: Letra A.