A questão acima tem como tema as políticas sociais promovidas no Brasil após o processo de Industrialização que ocorreu no país.
Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato tenha conhecimento das políticas sociais promovidas ao longo do século XX e que impactos que elas trouxeram para a população brasileira.
Feita a explicação prévia do que se pede na questão, vamos analisar abaixo as alternativas:
Letra A - Incorreta, pois na época do Estado Novo, o Brasil passava por uma crise em seu modelo agrário-exportador, uma vez que seu principal produto comercializado - o café - tinha perdido o seu principal comprador - os Estados Unidos - levando a uma queda no PIB brasileiro. Tentando conter essa crise, Getúlio Vargas implementou várias indústrias de base no intuito de diversificar a economia brasileira, transferindo capital da agricultura para as atividades industriais. Com isso, muitos agricultores perderam incentivos e a atividade agrícola no país perdeu força, o que incentivou a muitos trabalhadores rurais e migrarem para as cidades em busca de novas oportunidades de vida.
Letra B - Incorreta, pois primeiro que a comercialização de anticoncepcionais se inicia no Brasil em 1962, e a popularização desse consumo só ocorreu na década de 1980, ou seja, uma época muito depois do governo de Getúlio Vargas. Além disso, a aplicação de noções de educação sexual nas escolas só ocorreu efetivamente a partir da década de 1990, com a maior inserção do assunto em livros didáticos e em currículos oficiais nos sistemas de ensino aqui no Brasil.
Letra C - Incorreta, pois embora o acesso e a obrigatoriedade da oferta de educação pública, gratuita e de qualidade para a população fosse promovida durante o século XX, é incorreto pensar que essa determinação trouxe médias mundiais acima da média. Prova disso são os resultados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) de 2019, que avaliou o desempenho escolar de alunos de 75 países. No resultado, o Brasil teve índices preocupantes, uma vez que ficou apenas entre 58° e 60° no ranking de leitura, em 66° e 68° no ranking de ciências e entre 72° e 74° em Matemática, dados que mostram que, embora seja acessível a muitas crianças, a educação pública brasileira precisa avançar muito em relação à qualidade de ensino ofertada aos nossos alunos.
Letra D - Correta, pois ao longo do século XX, houve uma intensa massificação das campanhas de vacinação infantil no Brasil. Como exemplos podemos citar a campanha de vacinação contra a Poliomielite em 1962, a campanha de vacinação para a erradicação da Varíola em 1965. Além disso, em 1977 foi instituído no Brasil a obrigatoriedade de vacinas contra essas doenças mais a meningite para crianças de até 1 ano de idade. Além disso, nas décadas de 1980 e 1990, campanhas de vacinação contra Sarampo, Tétano e Gripe foram promovidas, o que promoveu a grande queda na mortalidade infantil brasileira. Essa queda também foi justificada pela maior cobertura e oferecimento de saneamento básico e coleta de esgoto, que ajudou a conter doenças como Cólera, Febre Amarela, Febre Tifóide, entre outras.
Letra E - Incorreta, pois a universalização da assistência médica no Brasil, que se efetivou definitivamente com a criação do SUS, ocorreu em 1990 e não no período citado na alternativa.
Gabarito do Professor: Letra D.