SóProvas


ID
5115316
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma Mente Brilhante


O filme “Uma Mente Brilhante” retrata a vida de John Nash, desde sua juventude até sua idade avançada, quando recebe o prêmio Nobel. John, uma mente brilhante na matemática, inicia seus estudos na universidade de Princeton. Tímido, introspectivo e solitário, quer descobrir uma teoria original, o que o torna arrogante aos olhos dos colegas de faculdade. Logo no início de seus estudos, ele divide o quarto com um amigo, Charles Herman, com quem vai manter amizade até depois de casar-se. Durante a faculdade, realiza uma descoberta que o destaca no universo acadêmico, posteriormente batizado de o teorema de Equilíbrio de Nash.


Após a faculdade, trabalha como professor e conhece sua futura esposa, Alicia Nash. Ele acredita ter sido convidado a participar de uma missão secreta, pela inteligência dos Estados Unidos, para desvendar códigos secretos enviados pelos russos a espiões nos EUA. Assim, conhece William Parcher, um espião que o acoberta e o socorre quando John corre perigo. Sua esposa começa a desconfiar de suas atitudes e pede ajuda médica. John é então internado, diagnosticado como esquizofrênico e tratado por um psiquiatra. Após vários anos de altos e baixos no tratamento, ele consegue retornar à universidade e lecionar. É mundialmente reconhecido pelas suas descobertas na matemática com o prêmio Nobel.


John provavelmente começou com os sinais e sintomas após a grande carga de stress ocasionada pela mudança para a universidade e a sua cobrança para descobrir uma teoria original. O indivíduo que desenvolve a esquizofrenia apresenta alucinações e delírios, como no caso de John Nash. Seu melhor amigo, e depois uma sobrinha dele, e o espião americano William, eram alucinações. Sobre os delírios, John criou uma realidade para seu psíquico em que ele era a chave para salvar os EUA de uma grande guerra e de um ataque com bomba russa.


Como John era introspectivo, levou-se muito tempo para descobrir a doença, e ele já estava em estado crepuscular quando sua esposa suspeitou que havia algo estranho em seu comportamento. Neste caso, o tratamento com psicotrópicos e acompanhamento do psiquiatra é fundamental. Infelizmente, como o caso ocorreu na década de sessenta, ele recebeu choques como parte do tratamento e ficou em hospital psiquiátrico por várias semanas.


Por Flávia Cristina Martins de Oliveira, em fevereiro de 2020 (disponível em: https://bit.ly/3eAYH4S). Com adaptações.

Leia o texto 'Uma Mente Brilhante' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. No psicótico que desenvolve a esquizofrenia, não há alucinações ou delírios, exceto no caso de John Nash, de acordo com o texto.


II. John Nash, ao conhecer William Parcher, passa a descobrir sobre o significado da esquizofrenia e decide consultar-se com um médico especializado, de acordo com o texto.


III. Em casos como o de John Nash, o tratamento com psicotrópicos e o acompanhamento do psiquiatra devem ser evitados, pois agravam as alucinações, de acordo com as informações apresentadas no texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    Nenhuma afirmativa está correta.

    I. No psicótico que desenvolve a esquizofrenia, não há alucinações ou delírios, exceto no caso de John Nash, de acordo com o texto.

    II. John Nash, ao conhecer William Parcher, passa a descobrir sobre o significado da esquizofrenia e decide consultar-se com um médico especializado, de acordo com o texto.

    III. Em casos como o de John Nash, o tratamento com psicotrópicos e o acompanhamento do psiquiatra devem ser evitados, pois agravam as alucinações, de acordo com as informações apresentadas no texto.

  • Galera, não há interpretação textual aqui, mas sim compreensão textual. Não é preciso entender o que ocorre nas entrelinhas, mas na letra do texto propriamente.

    I. FALSO

    R.: Vejamos o que fala no texto: "O indivíduo que desenvolve a esquizofrenia apresenta alucinações e delírios, como no caso de John Nash".

    II. FALSO

    R.: Vejamos as partes do texto que refuta esse argumento:

    • "Sua esposa começa a desconfiar de suas atitudes e pede ajuda médica. John é então internado, diagnosticado como esquizofrênico e tratado por um psiquiatra";
    • "Seu melhor amigo, e depois uma sobrinha dele, e o espião americano William, eram alucinações".

    III. FALSO

    R.: Na verdade é o contrário, perceba: "Neste caso, o tratamento com psicotrópicos e acompanhamento do psiquiatra é fundamental".

    (A) Nenhuma afirmativa está correta.

    --------------------------

    Boa sorte e bons estudos!

  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     .

    I. No psicótico que desenvolve a esquizofrenia, não há alucinações ou delírios, exceto no caso de John Nash, de acordo com o texto.

    Errado. De acordo com o texto, "o indivíduo que desenvolve a esquizofrenia apresenta alucinações e delírios, como no caso de John Nash". Portanto, no psicótico que desenvolve a esquizofrenia, há, sim, alucinações ou delírios, como aconteceu no caso de John Nash.

     .

    II. John Nash, ao conhecer William Parcher, passa a descobrir sobre o significado da esquizofrenia e decide consultar-se com um médico especializado, de acordo com o texto.

    Errado. Quem desconfiou das atitudes estranhas de John foi a esposa dele, que pediu ajuda médica e após ele ter sido internado é que foi diagnosticado como esquizofrênico. Ou seja, não foi por conta própria que John descobriu sobre a esquizofrenia e não foi decisão dele consultar-se com um médico especializado. De acordo com o texto, "assim [John Nash], conhece William Parcher, um espião que o acoberta e o socorre quando John corre perigo. Sua esposa começa a desconfiar de suas atitudes e pede ajuda médica. John é então internado, diagnosticado como esquizofrênico e tratado por um psiquiatra."

     .

    III. Em casos como o de John Nash, o tratamento com psicotrópicos e o acompanhamento do psiquiatra devem ser evitados, pois agravam as alucinações, de acordo com as informações apresentadas no texto.

    Errado. Pelo contrário. De acordo com o texto, "neste caso [de John Nash], o tratamento com psicotrópicos e acompanhamento do psiquiatra é fundamental", e, portanto, de forma alguma deve ser evitado.

     .

    Gabarito: Letra A