O tema se assemelha muito com as dimensões/gerações de direitos humanos.
Thomas Humphrey Marshall (sociólogo britânico) avaliou o processo de formação da cidadania na Inglaterra e classificou o surgimento, lá, das três vertentes de direito.
Para Marshall, uma cidadania só é plena se contempla todas as 3 dimensões de direito.
"Thomas Humphrey Marshall (1893-1981) foi um sociólogo britânico, conhecido principalmente por seus ensaios, entre os quais se destaca Citizenship and Social Class ("Cidadania e Classe Social"), publicado em 1950, a partir de uma conferência proferida no ano anterior.
Analisou o desenvolvimento da cidadania como desenvolvimento dos direitos civis, seguidos dos direitos políticos e dos direitos sociais, nos séculos XVIII, XIX e XX, respectivamente. Introduziu o conceito de direitos sociais, sustentando que a cidadania só é plena se é dotada de todos os três tipos de direito e esta condição está ligada à classe social." (https://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Humphrey_Marshall, acesso em 25/03/2022).
"Fundamentado nos estudos de T. A. Marshall sobre a conquista dos direitos na Inglaterra, o historiador mostra que os ingleses introduziram primeiramente os direitos civis, no século XVIII e, somente um século mais tarde - após o exercício à exaustão desses direitos -, os direitos políticos. Os direitos sociais, entretanto, tiveram de esperar mais cem anos até que se fizessem ouvidos." (https://www.scielo.br/j/rsocp/a/stP5FFXcWCd9ZpKnRd3HdNK/?lang=pt, acesso em 25/03/2022).