"(...)Luhmann construiu uma teoria sobre o funcionamento da sociedade e elaborou um conceito de sociedade contrário às concepções humanista e regionalista, todavia, não negou os seres humanos e tampouco ignorou as diferenças que marcam as condições de vida de cada região do globo terrestre, apenas não aceitou estes fatos para definir a sociedade e os seus objetos (LUHMANN, 2006a). Seu pensamento é uma síntese de quatro tradições teóricas: (a) a abordagem teórica de sistemas fundada na ação social de Talcott Patsons; (b) a interpretação cibernética da relação entre sistema e ambiente; (c) a abordagem fenomenológica e sua importância para a relação dos componentes do sistema social; e (d) a categoria da autopoiesis (LUHMANN, 1989)20.
(...) Teoria de Sistemas usa o conceito de autopoiesis, segundo o qual a percepção da realidade depende das estruturas e da configuração bio-psico-social do organismo que observa e que muda constantemente de acordo com a interação entre organismo e meio; (b) por meio da Teoria da Evolução explica a dinâmica da relação entre sistema e ambiente, utilizando os elementos de variabilidade, seleção e estabilização; e (c) ao refutar a Teoria da Informação e Comunicação, centrada na transferência da informação, apresenta uma nova compreensão do comportamento dos sistemas sociais, caracterizados como funcionais." In
RESPOSTA: A
A - CORRETA
A teoria comparativa ou funcionalista comparava a Sociedade a um copor vivo.
B- ERRADO
Na verdade o método sociológico comparativo e Durkheim não se opõem aos métodos de pesquisa social que importam métodos das ciências naturais, a teoria deste autor baseia-se justamente nessas teorias, e ele comparava a sociedade a um organismo vivo.
C - ERRADO
Max Weber afirma que: "O Estado é o detentor do uso legítimo da força e possui, por meio das leis e da burocracia instituída, prerrogativas para usufruir desse instrumento de dominação, estabelecendo uma relação hierárquica e de poder."
D - ERRADO
A visão funcionalista, a sociedade é como um corpo integrado, em que cada parte cumpre sua função.
E - ERRADO
Ação social é um termo cunhado por Max Weber e remete a um tipo de conduta do indivíduo que reflete sentido tanto para ele quanto para aqueles que são afetados. Ou seja, o sujeito pratica uma ação e espera uma resposta do outro. É na ação dos indivíduos, quando orientada em relação a outros indivíduos (portanto, quando ela é social) que a sociologia tem o seu ponto de partida lógico e, como conseqüência, seu objeto de estudo.
Por seu turno, para Durkheim os fatos sociais são os aspectos da vida social, que condicionam nossas ações como indivíduos, sendo um conjunto de normas coletivas que delimitam a ação individual. Para este autor, deveriam ser observados pelos sociológos da forma mais objetiva e imparcial possível. Para ele, fato social seria toda a maneira de agir, fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, possuindo, portanto, três características principais: são exteriores/exterioridade (quer dizer, provém da sociedade e não do indivíduo), coercitividade (são impostas pela sociedade ao indivíduo) e objetivas (quer dizer, têm uma existência independente do indivíduo). Tudo de acordo com o pressuposto básico de que: a sociedade é que explica o indivíduo.
Fonte: SELL, Carlos Eduardo. SOCIOLOGIA CLÁSSICA: Durkheim, Weber e Marx. Itajaí, 2001.