SóProvas


ID
5116495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o documento citado:

    A) Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. Certo

    B) A Portaria nº 2.678/02 do MEC aprova diretrizes e normas para o uso, o ensino, a produção e a difusão do sistema Braille em todas as modalidades de ensino, compreendendo o projeto da Grafia Braille para a Língua Portuguesa e a recomendação para o seu uso em todo o território nacional.

    C)Deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.

    D) assegura a terminalidade específica àqueles que não atingiram o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências

    E) Dentre as atividades de atendimento educacional especializado são disponibilizados programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização e tecnologia assistiva.

  • Esta questão exige conhecimentos sobre a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Considerando a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, vamos analisar cada uma das alternativas.

     

    A) Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área.

    Certa! De fato, a Política Nacional de Educação Especial estabelece que “para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área". Essa formação possibilita a sua atuação no atendimento educacional especializado e deve aprofundar o caráter interativo e interdisciplinar da atuação nas salas comuns do ensino regular, nas salas de recursos, nos centros de atendimento educacional especializado, nos núcleos de acessibilidade das instituições de educação superior, nas classes hospitalares e nos ambientes domiciliares, para a oferta dos serviços e recursos de educação especial.

     

    B) O sistema Braille, a LIBRAS, o punção e a reglete são considerados metodologias específicas de ensino da educação especial.

    Errada! Embora o Braille, a LIBRAS, o punção e a reglete sejam utilizados na educação especial, não é correto afirmar que são metodologias específicas de ensino da educação especial. Antes mesmo da atual concepção de ensino especial, tais recursos já eram utilizados para facilitar a vida de pessoas com alguma uma deficiência limitadora, na verdade, até hoje ainda o são. Portanto, restringir o uso desses recursos à ao ensino da educação especial deixa a alternativa incorreta.

     

    C) O atendimento educacional especializado é de oferta obrigatória nos sistemas de ensino e deve ser realizado durante as aulas da classe comum.

    Errada! É verdade que o atendimento educacional especializado deverá ser garantido pelos sistemas de ensino, porém, sua oferta deverá ocorrer no contraturno.

     

    D) Na educação superior, a terminalidade da educação especial se efetiva por meio de ações que promovam a permanência e a conclusão dos estudos.

    Errada! A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva prevê que “na educação superior, a transversalidade da educação especial se efetiva por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a participação dos alunos". A alternativa erra ao inserir a palavra terminalidade, pois nesse contexto ela fica sem sentido.

     

    E) O ensino regular deverá propor programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, ajudas técnicas e tecnologia assistiva, entre outros.

    Errada! Na verdade, esta alternativa não se refere ao ensino regular, mas sim ao atendimento educacional especializado. A Política Nacional de Educação Especial prevê que “O atendimento educacional especializado é realizado mediante a atuação de profissionais com conhecimentos específicos no ensino da Língua Brasileira de Sinais, da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua, do sistema Braille, do soroban, da orientação e mobilidade, das atividades de vida autônoma, da comunicação alternativa, do desenvolvimento dos processos mentais superiores, dos programas de enriquecimento curricular, da adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos, da utilização de recursos ópticos e não ópticos, da tecnologia assistiva e outros".

     

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • obrigada

  • A) alternativa correta - Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. (está igual ao documento)

    B) Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua na modalidade escrita para estudantes surdos, os serviços de tradutor/intérprete de Libras e Língua Portuguesa e o ensino da Libras para os demais estudantes da escola.

    C) Em todas as etapas e modalidades da educação básica, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos estudantes, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino. Deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola ou centro especializado que realize esse serviço educacional.

    D) Na educação superior, a educação especial se efetiva por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a participação dos estudantes. Estas ações envolvem o planejamento e a organização de recursos e serviços para a promoção da acessibilidade arquitetônica, nas comunicações, nos sistemas de informação, nos materiais didáticos e pedagógicos, que devem ser disponibilizados nos processos seletivos e no desenvolvimento de todas as atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão.

    E) Dentre as atividades de atendimento educacional especializado são disponibilizados programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização e tecnologia assistiva. Ao longo de todo o processo de escolarização esse atendimento deve estar articulado com a proposta pedagógica do ensino comum

  • Uma observação com relação à justificativa para a letra D da colega: enquanto fontes do direito, as Jornadas e Fóruns de Direito (seja civil, empresarial, enfim, de qualquer área), não firmam nada mais do que entendimentos doutrinários. Assim, não é possível que esses eventos suprimam texto legal (para revogar lei, só outra lei, lembram?). O art. 1.164 do CC continua válido e produzindo efeitos, portanto. Cuidado.