SóProvas


ID
5116522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considere que determinado aluno do 1.º ano do ensino fundamental, com 6 anos de idade, venha apresentando dificuldade acentuada na alfabetização. A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre dificuldades de aprendizagem de alunos na alfabetização

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    A respeito da conduta adequada a ser adotada em caso de dificuldade de aprendizagem de aluno durante a alfabetização, analisemos cada uma das alternativas para que identifiquemos a alternativa correta.

     

    A) O professor deve solicitar que o aluno seja atendido por um psicólogo para explicitar as causas psicossociais do problema.

    Errada! O aspecto psicológico é apenas um dos que podem ser investigados para se descobrir as causas da dificuldade de aprendizagem de alunos. Dessa feita, a conduta correta a ser adotada seria uma investigação mais multiprofissional, com diferentes profissionais da própria escola, bem como a família do aluno.

     

    B) A escola, seus profissionais e a família precisam averiguar as causas dessa dificuldade.

    Certa! Não basta atacar um único aspecto em busca da descoberta de uma possível causa para a dificuldade de aprendizagem. Na verdade, faz-se necessário um trabalho integrado, que envolva a família e a escola, esta última com a ajuda dos profissionais de que dispuser, como pedagogos, psicopedagogos, psicólogos etc.

     

    C) A escola deve promover o atendimento individualizado para esse aluno, para que ele possa ter maior concentração.

    Errada! O ideal para que se possa executar alguma intervenção junto ao aluno com dificuldade de aprendizagem é primeiramente investigar a causa da dificuldade. Portanto, promover um atendimento individualizado não seria uma boa solução tendo em vista que nem se sabe o motivo da dificuldade.

     

    D) A escola deve estabelecer duas frentes de enfrentamento do problema: a familiar e a da criança.

    Errada! Além de contar com a família no processo de investigação da causa da dificuldade de aprendizagem da criança, a escola deve assumir uma postura ativa no intuito de buscar respostas para o problema, bem como, após descoberta da causa (com a ajuda da família e dos profissionais da escola), promover a melhor intervenção com vistas a favorecer à aprendizagem do aluno.

     

    E) Cabe ao professor dessa criança realizar uma avaliação diagnóstica voltada à identificação de suas defasagens cognitivas.

    Errada! Mesmo assumindo que o professor possua competência técnica para fazer uma avaliação cognitiva, não basta investigar um único aspecto em busca da descoberta de uma possível causa para a dificuldade de aprendizagem. Como já mencionado nas alternativas anteriores, é necessário que um trabalho conjunto da escola (com seus profissionais) e da família seja realizado.

     


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Alternativa B

    Situação: aluno do 1.º ano do ensino fundamental, com 6 anos de idade, apresenta dificuldade acentuada na alfabetização.

    A

    O professor deve solicitar que o aluno seja atendido por um psicólogo para explicitar as causas psicossociais do problema.

    Comentário: não cabe ao professor solicitar atendimento psicológico ao aluno. Ele pode sinalizar à equipe gestora, coordenação pedagógica, por exemplo, as dificuldades enfrentadas.

    B

    A escola, seus profissionais e a família precisam averiguar as causas dessa dificuldade.

    Gabarito da questão. É importante que escola e família sejam parceiros no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças.

    C

    A escola deve promover o atendimento individualizado para esse aluno, para que ele possa ter maior concentração.

    Comentário: Demonstrar dificuldades não significa que o aluno necessite de atendimento individualizado. Conforme a legislação, o público-alvo do atendimento educacional especializado (AEE) é: estudantes deficientes, com transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

    D

    A escola deve estabelecer duas frentes de enfrentamento do problema: a familiar e a da criança.

    Comentário: A frente é única: escola e família apoiando a criança. Não há a divisão em duas frentes, como mencionou o item.

    E

    Cabe ao professor dessa criança realizar uma avaliação diagnóstica voltada à identificação de suas defasagens cognitivas.

    Comentário: O professor precisa estar atento, acompanhando o aprendizado e o desenvolvimento, mas não é papel do professor fazer avaliação diagnóstica das defasagens cognitivas da criança.