SóProvas


ID
5117617
Banca
SELECON
Órgão
CEDERJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Número de crianças diminui à medida que educação, saúde e emprego aumentam, diz estudo 

De acordo com o estudo, as experiências mostram que o número de crianças diminui se os Estados conseguem desenvolver uma concepção global e eficaz que conduza a progressos nas áreas da educação, saúde e criação de emprego. Mas o objetivo continua sendo a autonomia reprodutiva. "As pessoas devem ser capazes de decidir por si mesmas quantas crianças querem ter", enfatiza Alisa Kaps, do Instituto Berlim para População e Desenvolvimento.


(Adaptado. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/ 2019/07/14/africaenfrenta-dilema-demografico-com-crescimento-acelerado-da-populacao-massem-desenvolvimento-economico.ghtml. Acesso em 12/05/2020)


ATeoria Demográfica na qual se baseia o estudo é a:

Alternativas
Comentários
  • A) Falsa. A teoria Malthusiana afirma que a produção de alimentos não acompanha a procriação da população humana. Assim, nós devemos estar submetidos ao controle moral, a fim de que não haja um colapso.

    B) Correta. A teoria Reformista defende que o problema não está no crescimento da população que gera mais consumo de recursos, mas que o incentivo ao consumo de recursos, provocando, em diversas localidades, precarização das condições de trabalho + falta de acesso à educação básica levam ao acelerado crescimento da natalidade.

    C) Incorreta. Os Neomalthusianos afirmam que deve haver uma série de medidas que inibam os índices das taxas de natalidade. Difusão de métodos contraceptivos e procedimentos operatórios, por exemplo. Para eles, não há como existir equilíbrio entre uma elevada população e a quantidade dos recursos existentes no planeta.

    D) Incorreta. Essa teoria, até o ponto que conheço, vale-se da interpretação darwiniana de que a espécie mais adaptada tende a permanecer existindo.

    Sendo assim, o nosso gabarito é a letra B

    EsPCEx 2022

  • Palavras Chaves para a teoria Reformista ou Marxista

    • " progressos nas áreas da educação, saúde e criação de emprego"

    A teoria Reformista afirmava que tem que investir em saúde pública

    • "As pessoas devem ser capazes de decidir por si mesmas quantas crianças querem ter"

    A teoria Reformista afirmava que as pessoas precisam ter planejamento familiar

  • complementando o que disseram: o contrário será a NEOMALTHUSIANA, que acredita que na verdade é o número de filho que gera a falta de educação/baixo desenvolvimento.

  • "A Teoria Populacional Reformista, ao contrário da Neomalthusiana, afirma que a superpopulação é consequência do subdesenvolvimento. Em países desenvolvidos, onde há melhor qualidade de vida principalmente no contexto econômico sendo assim as famílias não se preocupam demasiadamente em gerar filhos."