SóProvas


ID
5117638
Banca
SELECON
Órgão
CEDERJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A abolição da escravatura foi um processo lento e gradual que se estendeu no Brasil ao longo de grande parte do século XIX. A pressão do movimento abolicionista e os distúrbios causados pelas formas de resistência e luta dos escravos forçaram o Império a abolir essa forma de trabalho.
Com a Lei Áurea, os negros permaneceram marginalizados na sociedade, uma vez que políticas de integração social e econômica não foram realizadas, e o racismo permaneceu como um problema grave na sociedade brasileira.
(Extraído: h ttps://escolakids.uol.com .br/historia/a-abolicao-daescravidao-no-brasil--1888.html)

A Abolição da Escravatura, que ocorreu no Brasil em 13 de maio de 1888, percorreu um longo processo para ser realizada. Muitos fatos foram de fundamental importância para a concretização deste movimento.
As revoltas, as fugas, os quilombos eram formas de manifestações dos negros escravizados, além das leis de emancipação que foram feitas a partir da segunda metade do século XIX.
Dentre as revoltas e leis que antecederam a Abolição tem-se, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Revolta da Chibata 1910

    Revolta da Vacina 1904

    Revolta da Armada 1891

    A única que foi antes foi a dos malÊs

  • →A Revolta dos Malês - 25/27 de 1835: em Salvador BA.

    Causas: insatisfação com a escravidão, imposição do catolicismo e com o preconceito contra os negros. Objetivavam a libertação dos escravos, acabar com a imposição do catolicismo, o confisco dos bens dos brancos e mulatos e queriam implementar uma república islâmica.

  • MALÊS FOI DURANTE PERÍODO REGENCIAL (ESCRAVOS MULÇUMANOS QUE QUERIAM EXERCER SUA RELIGIÃO) E AS LEIS QUE ANTECEDERAM A LEI ÁUREA DE 1888 FOI A LEI DO VENTRE LIVRE DE 1871 E A LEI DO SEXAGENÁRIO 1884 (ESTA QUASE NÃO FEZ DIFERENÇA, POIS HAVIA POUCOS ESCRAVOS QUE GHEGAVAM NESSA IDADE)

    AS OUTRAS REVOLTAS JÁ SÃO TUDO DURANTE A REPÚBLICA

  • Revolta dos Malês, ocorrida em Salvador, capital da Bahia, que aconteceu na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835, foi o maior levante de escravizados da história do Brasil. Os malês eram negros de origem islâmica, que organizaram o levante.

    item A