As cigarras são um insetos da da ordem Hemiptera (do grego hemi = metade; pteron = asa) e formiga são insetos da ordem Hymenoptera (do grego hymen = membrana; ptera = asas).
A circulação dos artrópodes e moluscos é do tipo aberta ou lacunar, onde o sangue (hemolinfa) passa por um vaso principal e é lançado em cavidades (lacunas) para que ocorram as trocas gasos diretamente com as células. A circulação fechada, que ocorre no interior de diversos vasos sanguíneos, é observado apenas nos anelídeos e vertebrados.
Os insetos possuem apenas um par de antenas. Os crustáceos são os que possuem dois pares de antenas.
A excreção protonefridial ocorre apenas nos platelmintos. Moluscos e anelideos possuem excreção metanefridial e os artrópodes, como os insetos e quelicerados(aranhas e escorpiões), fazem excreção pelos túbulos de Malpighi e glândulas coxais (apenas quelicerados), os moluscos, pelas glândulas verdes/antenais.
A respiração filotraqueal é observada apenas nos aracnídeos, onde uma estrutura em forma de laminas embibida em hemolinfa chamada filotraqueia é responsável pelas trocas gasosas. A respiração das cigarras e formigas é traqueal, onde tubos ocos denominados traqueias e não envolvem o sistema circulatório (hemolinfa).
Os insetos de forma geral possuem três pares de pernas.