SóProvas


ID
5119363
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Quanto aos riscos de auditoria, um exemplo de risco de controle é:

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 200

    RISCO DE CONTROLE: é a possibilidade de que os controles internos adotados pela administração não sejam eficazes para prevenir, detectar e corrigir tempestivamente distorções nas afirmações que, individualmente ou em conjunto com outras distorções, possam ser relevantes.

    Ou seja, o risco de controle é a função da efetividade do controle interno.

    GABARITO B

     

  • NBCT 16.8

    Estrutura de controle interno compreende: ambiente de controle; mapeamento e avaliação de riscos; procedimentos de controle; informação e comunicação; e monitoramento.

  • O controle existe, mas não é eficiente.

  • NBCTA 200(R1), A40 e A41.

    RISCO INERENTE é mais alto...

    1. Cálculos complexos ou contas compostas de valores derivados de estimativas contábeis sujeitas à incerteza significativa de estimativa.
    2. Circunstâncias externas que dão origem a riscos de negócios.
    3. Desenvolvimentos tecnológicos podem tornar obsoleto um produto específico, tornando assim o estoque suscetível de distorção em relação à superavaliação.
    4. Falta de capital de giro suficiente para a continuidade das operações ou um setor em declínio caracterizado por um grande número de falências.

    RISCO DE CONTROLE

    1. Erros ou equívocos humanos.
  • Linda questão!!

    É importante destacar que o risco de Controle está associado ao Risco de Distorção relevante, isto é, "o risco de que as demonstrações contábeis contenham algum erro antes mesmo da realização da auditoria". (NBC TA 200) É um risco relacionado a existência da entidade e seus processos, que não envolve a atuação do auditor.

    O risco de distorção relevante pode ser inerente ou de controle.

    a) Inerente é suscetibilidade de uma afirmação(...)antes da consideração de quaisquer controles relacionados. (NBC TA 200)

    Isto é, o risco inerente é o risco que existe simplesmente por um processo existir. Não se relaciona a nenhum controle!

    b)  risco de controle(...)não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade.(NBC TA 200)

    Portanto, o risco de controle considera a existência de um controle! A questão pede um Exemplo de risco de controle!

    a)ERRADO, a não presença de um funcionário no caixa, o que pode facilitar furtos. (Risco inerente, pois não existe controle apropriado)

    b)CORRETO, quando, mesmo havendo um funcionário no caixa, este cometer erros. (Risco de Controle, é o risco de que mesmo com um controle ainda existe a possibilidade).

    c)ERRADO, Risco do uso da amostragem!

    d e e) ERRADO, está associado ao uso de procedimentos analíticos!

  • Risco de controle

    É o risco de que a distorção não seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno

    É uma função da eficácia dos controles estabelecidos, da implementação e da manutenção do controle interno pela administração no tratamento dos riscos identificados que ameaçam o cumprimento dos objetivos da entidade  

  • É o seguinte: a administração já implementou sistemas de controle e não detectou, ou seja, ela colocou o funcionário lá para verificar se a coisa está sendo feita corretamente e mesmo assim teve erro. O controle tá mal feito, tá com risco de controle.

    GAB. B

  • Obrigado, Daniel, pela aula!