-
GAB A)Prometendo acabar com os privilégios dos servidores públicos e atender as classes mais pobres, Collor aproximou-se do discurso moralista de Jânio que proibiu as brigas de galo, o uso de biquínis nas praias e aplicou uma devassa na administração pública.
- Jânio: vassourinha, pois iria varrer a corrupção
- Collor: caçador de marajás, pois iria caçar funcionários públicos indicados por políticos
-
Jânio Varre, varre
Collor caçador de marajás
-
O que a gente pode aprender com o exemplos dessas duas figuras históricas é que: político que concentra seu discurso somente em acabar com a corrupção vc já pode ficar com um pé atrás.
Políticos que utilizam o moralismo geralmente não prestam e mantém péssimos governos.
O Jânio por se focar numa metáfora da "vassoura" com o lema que iria "varrer" o Brasil da corrupção e o Collor com o seu lema de "caçar marajás" ou seja servidores corruptos. No final o Jânio renúncia por falta de habilidade política e achando que a elite não iria aceitar o Goulart como Vice e o Collor por se envolver de forma escancarada em esquemas de corrupção.
Gabarito A
-
GAB-A
Prometendo acabar com os privilégios dos servidores públicos e atender as classes mais pobres, Collor aproximou-se do discurso moralista de Jânio que proibiu as brigas de galo, o uso de biquínis nas praias e aplicou uma devassa na administração pública.
- Jânio: vassourinha, pois iria varrer a corrupção
- Collor: caçador de marajás, pois iria caçar funcionários públicos indicados por políticos.
O prazer de fazer o bem, é maior do que recebê-lo. CONTINUE ESTUDANDO!!!