SóProvas


ID
5120113
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1989, com o processo de redemocratização, o jornalista Fernando Collor de Mello foi eleito presidente através do voto popular, 29 anos depois do último presidente eleito pelo voto direto, Jânio Quadros. Além deste fator, podemos apontar como pontos de similaridades entre estes dois personagens históricos, as seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • GAB A)Prometendo acabar com os privilégios dos servidores públicos e atender as classes mais pobres, Collor aproximou-se do discurso moralista de Jânio que proibiu as brigas de galo, o uso de biquínis nas praias e aplicou uma devassa na administração pública.

    • Jânio: vassourinha, pois iria varrer a corrupção
    • Collor:  caçador de marajás, pois iria caçar funcionários públicos indicados por políticos 
  • Jânio Varre, varre

    Collor caçador de marajás

  • O que a gente pode aprender com o exemplos dessas duas figuras históricas é que: político que concentra seu discurso somente em acabar com a corrupção vc já pode ficar com um pé atrás.

    Políticos que utilizam o moralismo geralmente não prestam e mantém péssimos governos.

    O Jânio por se focar numa metáfora da "vassoura" com o lema que iria "varrer" o Brasil da corrupção e o Collor com o seu lema de "caçar marajás" ou seja servidores corruptos. No final o Jânio renúncia por falta de habilidade política e achando que a elite não iria aceitar o Goulart como Vice e o Collor por se envolver de forma escancarada em esquemas de corrupção.

    Gabarito A

  • GAB-A

    Prometendo acabar com os privilégios dos servidores públicos e atender as classes mais pobres, Collor aproximou-se do discurso moralista de Jânio que proibiu as brigas de galo, o uso de biquínis nas praias e aplicou uma devassa na administração pública.

    1. Jânio: vassourinha, pois iria varrer a corrupção

    1. Collor:  caçador de marajás, pois iria caçar funcionários públicos indicados por políticos.

    O prazer de fazer o bem, é maior do que recebê-lo. CONTINUE ESTUDANDO!!!