SóProvas


ID
5121160
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campos Borges - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Conforme o relatório divulgado pelo Projeto de Monitoramento da Amazônia Andina, no Brasil, pelo menos 125 mil hectares foram desmatados desde o início de 2019 e depois queimados, em agosto. A maioria das ocorrências, com cerca de 30% das áreas desmatadas, foi observada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

    - Apesar do estado do Amazonas ter sofrido mais no tocante ao desmatamento, existem outras regiões que também foram afetadas como os estados do Mato Grosso, Pará e Rondônia.

    - As principais causas estão relacionadas ao avanço da mineração, da extração de madeira ilegal. Especialmente em áreas de reserva indígena.

    _________

    Bons Estudos.

  • gabarito letra E

    bons estudos

  • tem resposta que da como certa o estado do Para como oque mais desmata.

    nao entendi essa.

  • Essa questão deixa um algo na dúvida...

    Pelos dados recentes, Pará lidera o desmatamento. Requer recurso essa questão

  • Questão errada a maior parte de preservação da floresta fica no Estado do Amazonas, não tem como ele ser o que mais desmata o Estado do Pará, Mato Grosso são os que mais desmatam pelo avanço da pecuária e também da monocultura de grãos.

  • Segundo a Sema, até a primeira semana de agosto, cerca de 5.302,61 km² de floresta já foram desmatados na Amazônia Legal. Desse total, o Amazonas devastou 1.336,75 km².

    O estado só perde para o Pará, que lidera o ranking, com 1.937,10 km² desmatados. Atrás do Amazonas estão Mato Grosso, Rondônia e o Acre.

    Dos 10 municípios que mais desflorestaram a Amazônia Legal, quatro são amazonenses. São eles: Lábrea (345,71 km²), Apuí (279,99 km²), Novo Ariupanã (137,54 km²) e Humaitá (132,43 km²).