SóProvas


ID
5122132
Banca
Asconprev
Órgão
Prefeitura de Moreilândia - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os princípios básicos da semiologia e semiotécnica de enfermagem são de fundamental importância no processo do cuidado para com o paciente. É preciso de competência técnica para uma efetiva realização do exame clínico e avaliação dos sistemas corporais. Uma das fases da avaliação física é a percussão, que tem a finalidade de identificar algum som ou sensibilidade diferente. Determina também o tamanho, a consistência e o limite de alguns órgãos. Nessa perspectiva, associe corretamente os achados obtidos que são gerados a partir da percussão

(1) Som maciço.
(2) Som submaciço.
(3) Som timpânico.
(4) Som claro pulmonar.

( ) Som de tórax normal, sem alterações.
( ) Se obtém em áreas que contêm ar e que são recobertas por membrana flexível.
( ) É uma variação do som maciço em que a presença de ar em quantidade restrita lhe dá característica peculiar.
( ) Em regiões que não exista ar.

Marque a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • A percussão é utilizada quando o examinador deseja saber se a região examinada possui no seu interior ar, líquido ou se são sólidos. Por meio da movimentação de tecidos subjacentes são produzidos sons audíveis e vibrações palpáveis que podem ser distinguidas pelo enfermeiro. Podem-se diferenciar três tipos de sons: o maciço, o submaciço e o timpânico.

    O som maciço é produzido quando se percute uma região sólida, desprovida de líquido e ar como, por exemplo, o fígado. O submaciço é produzido em regiões com quantidade restrita de ar, como a região localizada entre o parênquima pulmonar e um órgão sólido. O som timpânico é identificado quando percutimos estruturas repletas de ar, como o estômago e alças intestinais.

  • 4, 3, 2, 1