SóProvas


ID
5124220
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Maracajá - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base nas orientações do Ministério da Saúde em relação aos cânceres do colo do útero, ovário e mama. Analise as afirmativas a seguir:

I – O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV) em 10% das ocorrências deste câncer.

II – O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 20% a 30% do total de casos da doença.

III – O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum, atrás apenas do câncer do colo do útero.

IV – O câncer do colo do útero e o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina do Brasil.

V – O câncer do colo do útero tem como alguns de seus fatores de risco o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, o tabagismo e o início precoce da atividade sexual.

VI – Amamentar o máximo de tempo possível é um fator de risco para o câncer de mama.

VII – A menarca (primeira menstruação) precoce (antes dos 12 anos) e a idade tardia na menopausa (após os 52 anos) podem estar associadas a risco aumentado de câncer de ovário.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • ITEM I - FALSO. As mulheres que desenvolvem infecção persistente por HPV do tipo 16 têm cerca de 5% de risco de desenvolverem NIC III ou lesão mais grave em três anos e 20% de risco em dez anos. Quando a infecção persistente for por outros tipos de HPV oncogênico, esse risco reduz pela metade.

    ITEM II - FALSO. Entretanto o câncer de mama de caráter hereditário (predisposição genética) corresponde a cerca de 5 a 10% do total de casos

    ITEM III - VERDADEIRO.

    ITEM IV - VERDADEIRO.

    ITEM V - VERDADEIRO

    ITEM VI - FALSO. o controle do peso e da ingestão de álcool, além da amamentação e da prática de atividades físicas, são formas de preveni-lo. 

    ITEM VII - VERDADEIRO.

    FONTE: CAB n° 13

  • I – O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por tipos oncogênicos do Papilomavírus Humano (HPV) em 10% das ocorrências deste câncer - FALSA - Entre os HPVs de alto risco oncogênico, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero

    II – O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 20% a 30% do total de casos da doença - FALSA - Entretanto o câncer de mama de caráter hereditário (predisposição genética) corresponde a cerca de 5 a 10% do total de casos.

    III – VERDADEIRA.

    IV – VERDADEIRA

    V – VERDADEIRA

    VI – Amamentar o máximo de tempo possível é um fator de risco para o câncer de mama - FALSA - amamentar por pelo menos 12 meses é um fator protetor

    VII – VERDADEIRA - A menarca precoce, a menopausa tardia, a reposição hormonal pós menopausa, a nuliparidade; bem como a primeira gravidez após os 30 anos são fatores de risco ligados aos fatores endócrinos, relacionados com a exposição prolongada ao estrogênio.