SóProvas


ID
5124427
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

No que diz respeito às enfermidades que cursam com sinais clínicos nervosos em ruminantes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

    a) O botulismo em bovinos confinados é causado pela ingestão da neurotoxina de Clostridium botulinum e ocorre somente em áreas de solo deficiente em fósforo devido à osteofagia.

    A intoxicação botulínica é uma causa importante de mortalidade bovina na pecuária EXTENSIVA, e a ingestão da toxina normalmente ocorre por hábitos de osteofagia, por deficiência de fósforo; por veiculação hídrica ou feno, milho ou silagem contaminados.

    b) A raiva em bovinos na forma paralítica, associada ao ciclo urbano da doença, é transmitida por carnívoros e pelo morcego hematófago Desmodus rotundus.

    A raiva em bovinos na forma paralítica, associada ao ciclo RURAL da doença, é transmitida por morcego hematófago Desmodus rotundus.

    c) A lesão hepática produzida pelos alcaloides pirrolizidínicos das espécies tóxicas de Senecio echium plantagineum (Maria-mole) normalmente causa a morte do animal.

    O examinador misturou os nomes das espécies tóxicas (muita maldade!!!) => Maria-mole é do gênero Senecio, sendo a principal espécie tóxica e comum no Sul do país => Senecio brasiliensis . Complementando é uma planta hepatotóxica, sendo o seu princípio tóxico os alcalóides do grupo das pirrolizidinas. Os alcaloides impedem a mitose nas células hepáticas, causando lesões no fígado. 

    https://patologiaveterinaria.paginas.ufsc.br/2020/11/01/resumo-apresentacao-dia-30-de-outubro-de-2020/

    Echium plantagineum (Flor roxa) é outra planta tóxica que também é hepatotóxica

    d) A intoxicação por Claviceps paspali é produzida pela ingestão de diversas espécies de Paspalum, infectadas por Claviceps paspali. O diagnóstico dessa enfermidade de elevada mortalidade só é possível de ser realizado a partir da observação das lesões macroscópicas e histológicas (degeneração das células de Purkinje) dos bovinos intoxicados.

    " Lesões macroscópicas não são observadas e a única lesão histológica mencionada é a degeneração das células de Purkinje com esferóides axonais na capa granular do cerebelo. O diagnóstico é realizado pelos sinais clínicos e presença de Paspalum spp infectado por C. Paspali" (Riet-Correa et al., 1998)

    e) O tétano em bovinos ocorre de forma esporádica e, ocasionalmente, em forma de surtos. A patogenia da doença envolve a penetração de esporos de Clostridium tetani em feridas, com consequente multiplicação e produção da neurotoxina tetanospasmina.

    Retirada do artigo:  Quevedo et al. Tétano em bovinos no sul do Rio Grande do Sul: estudo de 24 surtos

    Bons estudos, pessoal! Qualquer coisa só me notificar.