SóProvas


ID
5125639
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Produto Interno Bruto (PIB) e de Produto Nacional Bruto (PNB) são duas medidas de grande importância para se conhecer a atividade agregada da economia. Analise as seguintes assertivas sobre esse tema e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) PIB mede a renda dos fatores de produção dentro das fronteiras nacionais, não importando quem obtenha a renda.

( ) PNB é o valor total da renda que os residentes recebem num determinado período de tempo.

( ) Obtém-se o agregado renda nacional deduzindo-se a depreciação do capital e os impostos diretos do agregado PIB.

( ) Sempre que a variável Renda Líquida Recebida do Exterior (RLRE) for positiva, o PNB será menor que o PIB.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    Sobre a ultima afirmação " Sempre que a variável Renda Líquida Recebida do Exterior (RLRE) for positiva, o PNB será menor que o PIB", nao é verdadeira. A Renda liquida RECEBIDA aumenta o PNB.

    Cuidado para não confundir RLEE e RLRE, foi essa a intenção do examinador.

    abs

    Boa sorte!

  • V-V-F-F

    As erradas são:

    "Obtém-se o agregado renda nacional deduzindo-se a depreciação do capital e os impostos diretos do agregado PIB". Na verdade, a renda nacional é derivada do PNL, que por sua vez é PNB - depreciação. A questão estaria correta se substituísse "PIB" por "PNL", visto que Renda Nacional = PNL - impostos indiretos.

    É preciso tomar um certo cuidado porque o conceito de "renda nacional" varia bastante a depender da fonte de estudos. É possível encontrar o conceito utilizado como sinônimo de PNB bruto ("renda nacional bruta"), e em outros casos é um conceito próprio, com variáveis próprias. Para Mankiw:

    "A renda nacional mede quanto ganharam todos os indivíduos que integram a economia. As contas nacionais dividem a renda nacional em seis componentes, dependendo de quem aufere a renda. As seis categorias, e o percentual da renda nacional paga em cada uma das categorias, são

    a) Remuneração dos empregados (63%). Os salários e benefícios adicionais percebidos pelos trabalhadores.

    b) Renda dos proprietários (8%). A renda de negócios que não possuem natureza empresarial, como pequenas fazendas, empresas familiares e escritórios de advocacia.

    c) Renda de aluguéis (3%). A renda que os proprietários recebem, incluindo o aluguel imputado correspondente ao que os proprietários “pagam” a si mesmos, deduzidas as despesas, tais como a depreciação.

    d) Lucros corporativos (14%). A renda das empresas, depois dos pagamentos feitos a seus trabalhadores e credores.

    e)Juros líquidos (4%). Os juros que as empresas domésticas pagam, deduzindo-se os juros que elas recebem, acrescidos dos juros recebidos de estrangeiros.

    f) Impostos indiretos das empresas (8%). Alguns impostos cobrados das empresas, tais como impostos sobre vendas, deduzidos os subsídios a elas oferecidos. Esses impostos impõem uma defasagem entre o preço que os consumidores pagam por um bem e o preço que a empresa recebe pelo mesmo bem."

    "Sempre que a variável Renda Líquida Recebida do Exterior (RLRE) for positiva, o PNB será menor que o PIB."

    PNB = PIB + Renda Líquida de Fatores Externos.

    Se a Renda Líquida Recebida do Exterior (RLRE) for positiva, significa que o país recebeu mais do que enviou para o exterior. Assim, pela equação acima, o PNB será maior que o PIB.

    Pelo contrário, se a RLRE for negativa ou, ainda, se a Renda Líquida Enviada ao Exterior for positiva (indicando que saíram mais recursos do que entraram), o PNB será menor que o PIB.

  • A questão nos cobra conhecimentos sobre agregados das contas nacionais, fundamentais para análise macroeconômica. Vamos analisar cada uma das proposições:

    I - VERDADEIRA. Há três óticas para mensuração do PIB, a do dispêndio, do produto e, justamente, a da renda. Esta mede a renda que os fatores de produção receberam em determinado período. Como estamos falando de PIB (Produto Interno Bruto) e não PNB, o que importa é a geração de renda dentro das fronteiras nacionais de um país, não importando se essa renda foi gerada para nacionais (residentes) ou estrangeiros (não residentes).

    II - VERDADEIRA. Com a explicação anterior, conseguimos visualizar que esta também está correta. O PNB (Produto Nacional Bruto) demonstra a renda recebida por nacionais (residentes), não importando se essa renda foi gerada dentro do país ou no exterior, assim a renda de empresas brasileiras, por exemplo, no exterior, bem como a remuneração de brasileiros no exterior entram no cômputo. PNB é variável fluxo e, portanto, medida em um determinado período de tempo.

    III - FALSA. A Renda Nacional, como é comumente chamada, é, na verdade, a Renda Nacional Líquida a custo de fatores (RNLCF). A partir disso conseguimos traçar o caminho do PIB à Renda Nacional. O primeiro erro está na falta de conversão do PIB para o PNB, precisamos deduzir do PIB a RLEE (Renda Líquida Enviada ao Exterior) para se chegar ao PNB. Para se converter o PNB em PNL está correto o que a assertiva propõe de deduzir a depreciação do capital, porém está errada a segunda parte, tendo em vista que para se chegar a RNLCF é necessário deduzir os impostos indiretos líquidos de subsídios, ou seja, aqueles que incidem sobre as vendas. O caminho, em resumo, é o seguinte: PIB - RLEE = PNB, PNB - depreciação = PNL, PNL - impostos indiretos + subsídios = RNLCF.

    IV - FALSA. Exatamente o contrário, se a Renda Líquida Recebida do Exterior (RLRE) é positiva é porque foi recebido mais do que enviado e, nesse sentido, o PNB vai ser maior do que o PIB. PNB = PIB + RLRE.

    Portanto, V - V - F - F.


    Gabarito do Professor: Letra C.