-
Gabarito: B
Função alocativa: atuação do governo na oferta de bens que não são oferecidos pelo sistema de mercado.
Função distributiva:correções de falhas em decorrência da concentração da riqueza.
Função estabilizadora: atuação do governo para manter o nível de emprego.
Função estabilizadora: manter déficit no orçamento público visando estimular a demanda agregada.
Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.
-
Letra B
A função alocativa está associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado. Em outras palavras, essa função tem o objetivo de alocar os recursos quando não for possível, pelas condições de mercado, a determinação de preços de bens e serviços, de forma a assegurar uma maior eficiência na utilização dos recursos disponíveis na economia.
A função estabilizadora concentra seus esforços na manutenção de um alto nível de utilização de recursos e de um valor estável da moeda. Consiste na promoção do crescimento econômico sustentado, com baixo desemprego e estabilidade de preços.
A função distributiva é voltada para a necessidade do governo de intervir na economia, visando corrigir a desigualdade existente na distribuição da renda nacional que, normalmente, não é igualitária. Assim, a correção da desigualdade na repartição da renda pode ser efetuada mediante intervenção governamental, e um dos processos mais utilizados com vistas a tal objetivo consiste em utilizar o sistema tributário e a política de gastos governamentais.
Fonte: Introdução ao Estudo da Economia do Setor Público: Módulo 4 Tributação e Funções Clássicas do Estado, 2017, página 14 - ENAP
-
Proposição clássica sobre as funções do Estado na economia, assunto recorrente em questões de Economia do Setor Público e também de Orçamento (AFO).
Vamos numerar os parênteses em branco na ordem em que aparecem:
(1) - Exemplo de atuação do Estado na função alocativa, a qual requer o fornecimento de bens e serviços pelo governo quando não são ofertados pelo mercado ou quando são ofertados insuficientemente.
(2) - Tratando-se de concentração de riqueza, é necessário a atuação do Estado para melhor distribuir esse montante concentrado, isto é, o governo precisa atuar em sua função distributiva para melhorar o bem-estar e a justiça social.
(3) - Sempre que o governo atua para garantir níveis ideais de agregados macroeconômicos como, por exemplo, o nível de emprego, estamos diante da função estabilizadora do Estado.
(3) - Mais uma vez estamos diante de questões macroeconômicas, desta vez não diretamente com o nível de emprego, mas sim com a demanda agregada e a determinação do nível de produto: não há dúvida, função estabilizadora (da economia).
Portanto, temos 1 - 2 - 3 - 3.
Gabarito do Professor: Letra B.