SóProvas


ID
5125693
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Examine as opções seguintes sobre a atuação no governo e execução da política fiscal.


I. A ampliação da carga tributária é considerada uma política fiscal expansionista.

II. A política fiscal pode se manifestar por meio da variação dos gastos públicos em consumo e investimento e pela alteração das alíquotas dos impostos.

III. Inclui-se, entre os itens de política fiscal, as medidas macroeconômicas que visam ao controle da demanda agregada.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a III esteja correta, sendo a assertiva E o gabarito correto.

    • I - A ampliação da carga tributária é considerada uma política fiscal expansionista [ERRADA]

    A ampliação da carga tributária é considerada uma política fiscal contracionista.

    • II - A política fiscal pode se manifestar por meio da variação dos gastos públicos em consumo e investimento e pela alteração das alíquotas dos impostos. [CERTA]

    Política fiscal refere-se a todos os instrumentos de que o governo dispõe para a arrecadação de tributos (política tributária) e controle de suas despesas (política de gastos). Além da questão do nível de tributação, a política tributária, por meio da manipulação da estrutura e alíquotas de impostos, é utilizada para estimular (ou inibir) os gastos do setor privado em consumo e em investimento

    • III - Inclui-se, entre os itens de política fiscal, as medidas macroeconômicas que visam ao controle da demanda agregada. [CERTA]

    A política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva (produção agregada) e despesas planejadas (demanda agregada), com o objetivo de permitir à economia operar a pleno emprego, com baixas taxas de inflação e distribuição justa de renda.

    Os principais instrumentos são:

    • política fiscal;
    • política monetária;
    • política cambial e comercial;
    • política de rendas (controle de preços e salários). 

    Fonte: Micro e Macro, Marco Antonio Sandoval;

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Questão sobre política fiscal e os meios do governo colocá-la em prática.

    Vamos examinar item a item:

    I - INCORRETO. Ampliar a carga tributária ou, em outras palavras, aumentar impostos é considerada uma política fiscal contracionista na medida em que reduz a quantidade de recursos disponíveis na sociedade.

    II - CORRETO. Exatamente. A política fiscal pode ser expansionista no caso do aumento dos gastos públicos, em consumo e/ou investimento, ou pela redução das alíquotas dos impostos. Ou pode ser política fiscal contracionista ao reduzir os gastos públicos ou elevar a alíquota dos impostos.

    III - CORRETO. Como visto no item anterior, aquelas medidas macroeconômicas impactam a demanda agregada, expandindo ou contraindo-a, ou, em termos mais técnicos, deslocam a curva IS para a direita ou esquerda respectivamente.

    Portanto, temos os itens II e III como corretos.

    Aconselha-se a interposição de recurso, respeitosamente, à banca organizadora do concurso pela alteração do gabarito da letra B para letra E.


    Gabarito da Banca: Letra B.

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Justificativa da Banca:

    "A banca considera correta a argumentação do requerente. De fato, a demanda agregada pode ser administrada por outras políticas macroeconômicas que não se encaixam na categoria de política fiscal, como medidas de política monetária (dificultar o crédito, reduzir a taxa de juros) e de política de câmbio. Assim, a resposta deve ser alterada de E para B."