SóProvas


ID
5125702
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A imposição de um imposto deve preocupar o administrador público, em razão efetiva distribuição da carga, entre outros aspectos. Analise as assertivas seguintes sobre esse tema, tendo em conta um mercado competitivo.


I. Se a demanda for relativamente inelástica e a oferta relativamente elástica, a carga fiscal de um imposto sobre venda recairá quase totalmente sobre os consumidores.

II. Se a relação entre a elasticidade da demanda e a elasticidade da oferta for grande, a carga fiscal de um imposto sobre venda recairá principalmente sobre o vendedor.

III. A carga fiscal resultante de um imposto sobre venda recai sempre sobre o consumidor.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    A incidência da carga fiscal resultante de um imposto sobre venda depende da elasticidade da demanda (erro da III), assim, nem sempre recai sobre o consumidor.

    Se a demanda for elástica mais elástica que a oferta, o imposto recai majoritariamente sobre o vendedor. No entanto, se a demanda for menos elástica que a oferta, quem arca com a maior parte é o consumidor.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gabarito: C

    I - CERTO - Quem arca mais com os impostos é quem tem a maior tendência de permanecer no mercado, ou seja, quem tem maior inelasticidade.

    II - CERTO - Relação Epd / Epo grande. Epd deve ser grande Epd > 1 (elástico) e Epo < 1 (inelástico), ou seja, o vendedor tende a ficar no mercado, então ele paga mais impostos.

    III - ERRADO - O erro está em falar SEMPRE, pois os impostos podem cair tanto sobre o consumidor, quanto sobre o vendedor, sobre quem for mais inelástico.

    Bons estudos!

  • Alternativa C

    O ônus tributário vai depender das respectivas elasticidades.

    Mais inelástico suporta carga tributária maior.

    abraços

    sucesso!

  • Proposição sobre impostos e a incidência da carga tributária sobre consumidores ou produtores, a qual está relacionada às respectivas elasticidades.

    Vamos analisar as assertivas:

    I - CORRETA. A carga tributária recairá mais pesadamente sobre aqueles que detêm maior inelasticidade, nesse caso os impostos recairão sobre os consumidores devido sua demanda ser inelástica, ou seja, menos sensível a variações nos preços.

    II - CORRETA. O item está dizendo que Epd / Epo resulta em um número grande, sendo Epd = elasticidade preço da demanda e Epo = elasticidade preço da oferta. Para que isso ocorra, Epd deve ser um número grande (maior que 1, por exemplo) e Epo um número pequeno (menor do que 1, por exemplo). Ou seja, a demanda é elástica (maior do que 1) e a oferta inelástica (menor do que 1). Como vimos, os vendedores arcarão com os impostos principalmente, pois são inelásticos.

    III - INCORRETA. Esse é um mito do senso comum que existe na sociedade e, como aprendemos nos itens anteriores, está completamente errado. A carga fiscal recai para quem é mais inelástico a variações nos preços.

    Portanto, temos corretas as assertivas I e II.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • GABARITO: Letra C

    Vamos relembrar como calcula a participação do consumidor (PPC) e a participação do produtor (PPP) na incidência de tributo (t)?

    • PPC = t*(EPO)/(EPO+EPD)
    • PPP = t*(EPD)/(EPO+EPD)

    Com as fórmulas acima, podemos concluir que:

    • Quanto maior a EPO (Elasticidade Preço da Oferta), maior será a participação do consumidor. Logo, ele vai pagar mais.
    • Quanto maior a EPD (Elasticidade preço da demanda), maior será a participação do produtor. Logo, ele vai pagar mais.

    Atenção: EPD deve estar em módulo nesta fórmula, ou seja, desprezando o sinal negativo.