Questão sobre temas fiscais do governo, conceitos de dívida, de juros, etc.
Vamos examinar as alternativas, lembrando que devemos assinalar a INCORRETA:
A) CORRETA. Como o nome diz, a Dívida LÍQUIDA do Setor Público (DLSP) considera também as disponibilidades e ativos do setor público, notadamente as reservas internacionais em poder do Banco Central, as quais, quando volumosas, impactam na diferença entre dívida bruta e líquida.
B) CORRETA. Exatamente, déficit é medido durante um determinado período de tempo (trimestral, semestral, anual, etc.), ao fim do qual é zerado para se iniciar a contagem novamente. Dívida Pública, por sua vez, acumula-se ao longo do tempo e é, portanto, variável de estoque.
C) CORRETA. Esse é o conceito "acima da linha" e mede o déficit a partir do confronto entre receitas e despesas. Diferente do critério "abaixo da linha", o qual apura o déficit pela variação da dívida pública, isto é, a Necessidade de Financiamento do Setor Público (NFSP).
D) CORRETA. Conceito exato de dívida mobiliária, isto é, títulos públicos vendidos ao público, papéis que representam compromisso de pagar o principal mais juros, futuramente ou periodicamente, em troca de dinheiro presente para o governo.
E) INCORRETA. Justamente o contrário, para se chegar ao resultado nominal é preciso considerar as despesas do governo com juros nominais e a inflação. Estaria certo se estivesse se referindo ao resultado primário, o qual desconsidera despesas com juros nominais.
Gabarito do Professor: Letra E.