As fundações profundas - tubulões e estacas - caracterizam-se pela transmissão de cargas pela ponta, pelo fuste ou por uma combinação entre as duas resistências, sendo a base da estaca apoiada em uma profundidade até 8 vezes a sua menor dimensão ou no mínimo de 3 m.
Julgando as assertivas a seguir:
A - ERRADO.
A estaca Franki é um exemplo de estaca de concreto com base alargada, na qual o diâmetro do fuste não é o mesmo que o diâmetro da base.
Na prática, o diâmetro do fuste de uma estaca de concreto é medido na sua seção média.
B - ERRADO.
A profundidade da estaca deve seguir as premissas de resistência do projeto e o seu plano de execução.
Normalmente, a cota de apoio é a profundidade cuja resistência é suficiente para suportar os esforços que a estaca estará sujeita com segurança, e não necessariamente a cota do "impenetrável à percussão".
Note que essa cota pode ser inferior a cota do “impenetrável à percussão" obtido no ensaio de sondagem.
C - CERTO.
De acordo com a NBR 6122/2019: Projeto e execução de fundações, a cota de arrasamento é o nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão, de modo a possibilitar a integração estrutural entre a fundação e o bloco de coroamento.
Em outras palavras, o arrasamento consiste em remover todo a parte que foi concretada acima da cota de arrasamento.
Esse concreto removido tem baixa resistência, como falado pela questão, pois, normalmente, ele não é vibrado, apiloado e apresenta falhas de execução. Por isso, uma das recomendações durante a execução é de que o lançamento do concreto seja interrompido
acima da cota de arrasamento da estaca para que, posteriormente, essa
camada seja removida.
D - ERRADO.
A quantidade de estacas em uma fundação é definida considerando as cargas atuantes no pilar, a capacidade de carga admissível das estacas e a tensão resistida pelo solo.
Há outras variáveis também que devem ser consideradas como: existência de cargas excêntricas, pilares de divisa, entre outras.
Gabarito do Professor: Letra C.