SóProvas


ID
512845
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Uma empresa instituiu um programa de qualidade, iniciativa para a adoção de uma gestão empresarial participativa, a partir do desenvolvimento de uma cultura organizacional de melhoria contínua do ambiente de trabalho de seus colaboradores e de seus processos. Uma das grandes vertentes em que se estrutura tal programa é a adequação de seus produtos e processos às normas da International Organization for Standardization (ISO). Supondo-se que a empresa decida implementar as normas da ISO 9001:2008, sem, contudo, assumir custos da qualidade além daqueles previstos na referida Norma Técnica, serão adotadas as seguintes rotinas descritas, com EXCEÇÃO de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A)
    A realização de auditorias internas estaria correto. Externas não...
    Auditoria Externa é um exame independente, objetivo e competente de um conjunto de demonstrações financeiras de uma entidade, sendo conduzido com o objetivo de exprimir uma opinião sobre se as Demonstrações Financeiras apresentam de forma verdadeira e apropriada a posição financeira da empresa.

    Auditoria Interna Inicialmente, a Auditoria Interna tinha como funções principais a salvaguarda dos ativos das empresas e a verificação do cumprimento dos procedimentos e regras estabelecidos pelos gestores.

  • Poderiam comentar o porquê do erro do item C?
  • A - A Norma fala sobre auditorias Internas e não externas. As auditorias internas são feitas não para a manutenção do sistema de gestão e as externas para a manutenção do certificado emitido por empresas certificadoras.
    B - Item 7.2 da Norma ISO 9001:2008
    C - Item 7.5.2
    D - Item 8
    E - Item 4.2.2
  • já vi umas 4 ou 5 questões que concurso sobre a iso 9001 que tem pegadinha quanto as auditorias externas.... atentem a isso!!!!
  • Diego Arruda. Também fiquei com a mesma dúvida que você no item C. Realmente consta na norma.

     

    ISO 9001 

    7.5.2 Validação dos processos de produção e fornecimento de serviço

    A organização deve validar quaisquer processos de produção e fornecimento de serviço ande a saída resultante não possa ser verificada por monitoramento ou medição subseqüente. Isso inclui quaisquer processos onde as deficiências só fiquem aparentes depois que o produto esteja em uso ou o serviço tenha sido entregue.

    A validação deve demonstrar a capacidade desses processos de alcançar os resultados planejados.

    A organização deve tomar as providências necessárias para esses processos, incluindo, quando aplicável

    a) critérios definidos para análise crítica e aprovação dos processos,

    b) aprovação de equipamento e qualificação de pessoal,

    c) uso de métodos e procedimentos específicos,

    d) requisitos para registros (ver 4.2.4) e

    e) revalidação.