SóProvas


ID
5129401
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A partícula viral do novo coronavírus (SARS-CoV-2), conhecida como vírion, é constituída por poucas proteínas, uma fita de RNA e um envelope derivado de estruturas celulares, como membrana plasmática e organelas. A Organização Mundial de Saúde recomenda hábitos de higiene para prevenção da contaminação ao SARS-CoV-2, incluindo lavar com frequência as mãos com água e sabão.

(Adaptado de https://www.bbc.com/portuguese/geral-52096406. Acessado em 25/07/2020.)

Considerando seus conhecimentos sobre vírus, assinale a alternativa que justifica a recomendação apresentada no texto.

Alternativas
Comentários
  • A questão está com erro, o envelope viral não é constituído por lipídios e tão pouco é uma molécula anfipática como na alternativa correta. O correto seria Fosfolipídios.

  • lipídio não é molécula anfipática, mas sim hidrofóbica! estranho esse gabarito, todas estão erradas

    anfipática = anfifílica = sabão -> uma parte polar e outra apolar, conseguindo interagir com ambas as substâncias

  • D) O envelope viral é formado por lipídios, moléculas anfipáticas, que em contato com sabão e água (moléculas apolar e polar respectivamente) têm sua estrutura rompida inativando assim a partícula viral.​

    Existem organelas que não perdem a função quando entram em contato com o sabão, porém, tudo que houver muitos lipídios poderá sim perder a sua função.

    Os vírus não possuem metabolismo, e a fita do RNA possui sim um açúcar, e é a ribose, o RNA é formado pela ribose, fosfato e por uma base nitrogenada.

    As água e sabão possui uma altíssima tensão superficial, por isso um mosquito consegue andar sobre elas.

    envelope viral é formado pela membrana plasmática logo após um período de ciclo lítico.

  • internet diz:

    A Covid-19 é causada pelo vírus SARS-CoV-2 e algumas formas de transmissão estão justamente ligadas às mãos devido ao contato com pessoas ou superfícies contaminadas. Por isso, a lavagem correta das mãos ainda é a medida de proteção mais fácil e eficiente contra a doença. “A higiene com água e sabão é importante, pois as moléculas de sabão se ligam à membrana lipídica do vírus, provocam seu rompimento e fazem com que as proteínas e fragmentos virais sejam levados pela água. Já o álcool gel, na concentração 70%, é capaz de matar o vírus porque age em suas membranas e proteínas de forma rápida”, explica Priscila Dantas, infectologista do hospital. 

  • Os lipídios da membrana são moléculas anfipáticas, ou seja, possuem uma extremidade hidrofílica (ou polar) e uma extremidade hidrofóbica (ou apolar). 

  • SARS-CoV-2, coronavírus; é um vírus envelopado, isso consiste em dizer que apresenta um envelope lipoproteico em sua estrutura, esse é derivado da célula hospedeira e utilizado como ''camuflagem'', por isso a importância de lavar as mãos com DETERGENTES.

    LETRA B

    APMBB

  • O envelope é formado por estrutura semelhante à membrana plasmática. A membrana plasmática é formada por um tipo de lipídeo chamado FOSFOLIPÍDEO que é uma molécula anfifílica já que o fosfato é polar e o lipídeo é apolar.

  • A utilização de água e sabão rompe as moléculas de lipídios que compõem o envelope viral, inativando o vírus e impedindo que ele entre na célula hospedeira.