SóProvas


ID
5129509
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O SUS (Sistema Único de Saúde) foi definido a partir de princípios universalistas e igualitários, quer dizer, para todos e de forma igual, embasado na concepção de saúde como direito de todos e dever do Estado. Essa construção do SUS rompeu com o caráter meritocrático que caracterizava a assistência à saúde no Brasil até a Constituição de 1988. Os seus princípios, presentes no artigo 196 da Constituição de 1988, foram implementados gradualmente. Um de seus marcos é a Lei Orgânica da Saúde (nº 8.080) de 19 de setembro de 1990, que fundou e operacionalizou o SUS.

(Adaptado de Telma Menicucci, História da reforma sanitária brasileira e do Sistema Único de Saúde: mudanças, continuidades e a agenda atual. História, Ciências, SaúdeManguinhos. Rio de Janeiro, v. 21, n.1, jan-mar. 2014, p.77- 92.)

Com base no excerto e em seus conhecimentos sobre a história do Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Embora a questão proposta trate diretamente do Sistema Único de Saúde, o conhecimento necessário à resposta é acerca da história política do Brasil , processo que faz parte do currículo de História da escola básica ao redor do país. 
    A estrutura básica do SUS é descrita de forma direta e simples no trecho apresentado, assim como o ano de sua implantação, ao ser propiciada a operacionalização do enunciado no artigo da Constituição de 1988.

    Uma das alternativas apresenta uma afirmativa correta acerca do SUS dentro da História do Brasil .
    A) INCORRETA- A crise inflacionária dos anos 1990 não trouxe o desmantelamento do SUS mas maior dificuldade de financiamento da Saúde. 
    B) CORRETA- A implantação do SUS, a partir de uma lógica democrática e não meritocrática, relaciona-se com o final do regime militar e a reconstrução da democracia. Nas décadas de 1990 e 2000 começaram a se apresentar dificuldades de financiamento do sistema . 
    C) INCORRETA- O sistema de saúde de Cuba não é a base do SUS e não há assessoria de técnicos ou médicos cubanos. 
    D) INCORRETA- Tem havido no Brasil , dentro da lógica liberal, a expansão de planos de saúde privados mas , isso não significou em momento algum a suspensão do SUS. 

    Gabarito do Professor: Letra B.