SóProvas


ID
5129530
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Imagine o espanto do navegante português João de Castro, vice-rei da Índia, quando, em 1538, viajando pelo Mar Arábico, nas proximidades de Bombaim, tendo atracado em uma pequena ilha, colocou sua bússola sobre o rochedo e verificou que a agulha se inverteu: apontava para o sul em vez de apontar para o norte! A única coisa que o bravo navegador poderia fazer era anotar o incidente em seu diário de bordo e, provavelmente, trocar de bússola.

(Adaptado de Samuel M. Branco e Fábio C. Branco, A deriva dos continentes. São Paulo: Moderna, 2004, p. 58.)

A bússola é um instrumento de orientação na superfície terrestre que permite a localização a partir da posição dos polos magnéticos da Terra.

Considerando o exposto, assinale a alternativa que explica a inversão da agulha da bússola relatada no texto.

Alternativas
Comentários
  • O planeta Terra possui um núcleo constituído por duas camadas, núcleo interno e núcleo externo, ambos formados por uma mistura de ferro e níquel (NiFe), o que o torna um magneto gigante, com os respectivos polos norte e sul.

    Devido a diferentes densidades, tanto o núcleo quanto as demais camadas que constituem o planeta rotacionam em velocidades diferentes. Assim, houve momentos na história geológica da Terra em que os polos internos estiveram em posições diferentes em relação ao que estão no atual período geológico.

    O rochedo no qual o navegante português pousou sua bússola, com possíveis reservas de ferro, deve ter-se formado numa era geológica muito antiga, quando esse núcleo interno estava com a polaridade oposta à de hoje. A bússola é um instrumento confiável até hoje e usado em inúmeras atividades.

    Letra B, grupo indagação

  • Cartografia deve ser estudada com atenção em seus múltiplos aspectos que vão muito além do estudo de mapas, incluindo outros assuntos relacionados como a orientação, coordenadas, novas tecnologias, mapas temáticos e suas utilizações diversas.  A produção de conhecimento geográfico sobre o mundo dependeu e depende de técnicas de navegação e orientação. Sobre as características históricas da navegação demonstradas no texto buscamos a alternativa correta. 
    A) Mesmos as bússolas do passado não encontravam este problema por serem feitas de material magnético.
    B) Rochas diversas podem guardar em sua composição aspectos magnéticos de outras épocas. Atualmente sabemos ser necessário realizar um cálculo chamado de declinação magnética que "atualiza" a orientação em função da variação natural do campo magnético terrestre. Foi essa variação em momento extremo no passado que causou o referido fenômeno.
    C) Mesmo embarcações e aeronaves modernas possuem a bússola como redundância ao GPS que pode apresentar mal funcionamento por motivos diversos.
    D) Qualquer pessoa em qualquer tipo de veículo pode utilizar bússolas para a orientação e navegação.  

    GABARITO DO PROFESSOR: B