SóProvas


ID
5130811
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Campos do Jordão - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

BDI é um elemento orçamentário que ajuda o profissional responsável pelos orçamentos da construção Civil a compor o preço de venda adequado levando em conta os custos indiretos. Sobre BDI julgue os itens a seguir, e em seguida assinale a alternativa cuja sequência de verdadeiro (V) e falso (F) esteja correta:


( ) Custos Diretos são aqueles que resultam dos insumos, aplicados no empreendimento, acrescidos dos respectivos encargos, por exemplo, materiais, serviços e tempo de equipamento.

( ) Custos Indiretos são aqueles que não podem ser atribuídos diretamente aos insumos aplicados. São consequência da realização dos serviços. Por isso mesmo, são parte do custo real do empreendimento.

( ) Instalação do canteiro de obras, custos com a administração local, aluguel da sede da empresa, mobilização e desmobilização do canteiro, seguros e despesas tributárias são considerados BDI.

( ) Enquanto os custos indiretos podem ser atribuídos diretamente às unidades ou partes de serviços, os custos diretos são diferentes. Estes, em geral, são mais facilmente atribuídos a agrupamentos de serviços.

Alternativas
Comentários
  • A banca deu como gabarito definitivo pós recurso, a alternativa D.

    De acordo com Aldo Dorea Mattos , o custo indireto geralmente fica na faixa de 5 a 30% do custo total da construção. Do ponto de vista temporal, pode envolver despesas provenientes de várias origens (administrativas, legais, comerciais e técnicas). Instalação do canteiro de obras, custos com a administração local, aluguel da sede da empresa, mobilização e desmobilização do canteiro, seguros e despesas tributárias são considerados custos indiretos pelo livro "Como preparar orçamento de obras"

    A cartilha do TCU (4ª edição) já traz outro entendimento, na página 22 : " despesas relativas à administração local de obras, mobilização e desmobilização e instalação e manutenção do canteiro, pelo fato de poderem ser quantificadas e discriminadas pela simples contabilização de seus componentes, devem constar da planilha orçamentária da obra como custo direto"

  • Como Manuella mostrou no comentário dela, existem essas duas leituras do 'custo indireto'. O que complica pros concurseiros...a gnt fica sem saber por onde a banca vai se basear. Acho que concursos federais, o ideal seria seguir a cartilha do TCU.

    Assisti a um video no YT que mostrou de forma bem explicativa as duas maneiras que o preço de venda é calculado. A partir do minuto 41, mais ou menos: https://www.youtube.com/watch?v=HXQ2YD7I6sM&t=5972s

    Esse próximo video tbm é muito bom, mas ele segue a metodologia do TCU: PV= Custos diretos totais (custo direto + curso indireto) x BDI (DESPESAS indiretas + lucro): https://www.youtube.com/watch?v=0UqF8f2iWag

    Espero que ajude =)

  • Questão deveria ter sido anulada. Despesas Indiretas NUNCA incluem gastos com Adm. Local, são despesas associadas à atividade empresarial.

    Adm. Local, de acordo com o SINAPI são Custos Indiretos e com o acórdão do TCU, Custos Diretos.