SóProvas


ID
5132245
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Nas entidades sem fins lucrativos, constitui receita todo o recebimento de meios e fundos que entrem nessas instituições para serem aplicados nas despesas de determinado período administrativo. Assim, essas entidades sem fins lucrativos primeiro consideram as despesas necessárias à realização dos fins que têm em vista para depois recorrerem às fontes de receita, fixando a contribuição financeira daqueles que devem fornecer os meios para a realização de seus objetivos. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • É receita efetiva o recebimento das contribuições que fornecem os meios para as entidades alcançarem seus fins. A receita efetiva contribui para o equilíbrio financeiro do exercício e, se houver superavit, resulta em aumento do patrimônio. GAB
  • Receita Orçamentária Efetiva aquela em que os ingressos de disponibilidade de recursos não foram precedidos de registro de reconhecimento do direito e não constituem obrigações correspondentes. 

    Receita Orçamentária Não Efetiva é aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos foram precedidos de registro do reconhecimento do direito ou constituem obrigações correspondentes, como é o caso das operações de crédito. 

    MCASP 8ª edição pag. 35

    Lei 4.320/64 Art. 11 § 3º - O superávit do Orçamento Corrente resultante do balanceamento dos totais das receitas e despesas correntes, apurado na demonstração a que se refere o não constituirá item de receita orçamentária.

    Superávit  do Orçamento Corrente - Receita de Capital

  • Questão sobre classificações da receita.

    Existem diversas formas de classificar a receita pública: do ponto de vista contábil, orçamentário, jurídico, econômico, etc. Essa lógica de classificação, tanto das receitas quanto das despesas públicas, auxilia no entendimento do processo orçamentário e na fiscalização de sua execução, promovendo a accountability.

    Sob o ponto de vista contábil, quanto ao impacto na situação patrimonial líquida, podemos classificar a receita pública como:

    a. Receita Efetiva aquela em que os ingressos de disponibilidade de recursos não foram precedidos de registro de reconhecimento do direito e não constituem obrigações correspondentes, por isso, gera o aumento do patrimônio líquido da entidade, causado por um fato modificativo.

    b. Receita Não Efetiva é aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos foram precedidos de registro do reconhecimento do direito ou constituem obrigações correspondentes, como é o caso das operações de crédito. Por isso, não modificam quantitativamente o patrimônio líquido da entidade, pois é causada por fatos permutativos.

    Atenção! Essa classificação tem base doutrinária contábil e pode ser aplicada em diferentes contextos.

    Feita a revisão desse conceito introdutório, já podemos analisar as alternativas:

    A) Errada. Receita não constitui recuperação de custo. Receita na contabilidade corresponde a aumento na situação patrimonial líquida da entidade não oriundos de contribuições dos proprietários, conforme NBC TSP Estrutura Conceitual.

    B) Certa. A receita efetiva fornece os meios para as entidades alcançarem seus fins, pois aumenta o patrimônio líquido da entidade, contribuindo não só para seu equilíbrio financeiro mas também econômico.

    C) Errada. Mesmo entidades sem fins lucrativos estão sujeitas a déficit financeiro, bastando que seu passivo financeiro supere seu ativo financeiro.

    D) Errada. Alienação de bens constitui uma receita não efetiva, por mutação. É um fato permutativo, que embora não aumente o patrimônio líquido, contribui para o equilíbrio financeiro, pois aumenta o ativo financeiro da entidade.  

    E) Errada. Vimos que apenas receitas efetivas aumentam o patrimônio líquido da entidade.


    Gabarito do Professor: Letra B.