SóProvas


ID
5132257
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considerando-se que, no orçamento, sejam fixados limites para as despesas, caso o Estado se veja diante da contingência de ultrapassar esses limites ou da necessidade de um novo tipo de despesa, poderão ser abertos créditos adicionais. Créditos adicionais são autorizações para despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na lei orçamentária. No orçamento, as despesas fixadas são custeadas pelas receitas nele especificadas. Sendo assim, julgue os itens a seguir.


I Os créditos adicionais poderão ser custeados por operações de crédito, que são os empréstimos resultantes da colocação de títulos públicos no mercado.


II Os créditos adicionais poderão ser custeados pelo excesso de arrecadação, que ocorre quando a receita realizada é superior à receita prevista no ano corrente.


III Os créditos adicionais poderão ser custeados pelo superavit financeiro do ano anterior, que ocorre quando a receita realizada apurada no final do exercício anterior supera a despesa realizada.


IV Os créditos adicionais poderão ser custeados pela anulação, parcial ou total, da dotação de uma despesa. Nesse caso, ocorre uma redução orçamentária de uma despesa consignada no orçamento e o valor correspondente é adicionado na nova despesa ou suplementado na despesa que requer o novo valor.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Fontes de Financiamento para os Créditos Adicionais

    Para abertura de Créditos Suplementares e Especiais, torna-se necessária a existência de fontes de recursos para financiá-los. No caso dos Créditos Extraordinários, não há necessidade de fonte específica. às fontes de recursos legitimas para abertura de Créditos Suplementares e Especiais são:

    1. Superávit Financeiro - é a diferença positiva entre o Ativo Financeiro e o Passivo Financeiro, apurado em Balanço Patrimonial, conjugando-se, ainda, os saldos dos Créditos especiais e extraordinários transferidos e as operações de créditos a eles vinculadas. Exemplo: se o ativo financeiro fosse de $ 100 e o passivo de $ 80, teríamos um saldo positivo de $ 20; se no exercício fossem reabertos $ 12 de Créditos Adicionais, teríamos que subtrair valor de $ 20, resultando $ 8 disponível. Se, além disso, houvesse $ 5 de operações de crédito vinculados a créditos reabertos, ainda a realizar, teríamos que somá-los aos $ 8, resultando o superávit financeiro apurado de $ 13, valor do recurso disponível líquido.

    2. Excesso de arrecadação - é o saldo positivo das diferenças, acumuladas mês a mês, entre a arrecadação prevista e a realizada.

    3. Anulação parcial ou total de dotação - é o cancelamento total ou parcial de dotações consideradas excedentes com o objetivo de adicioná-las àquelas consideradas insuficientes.

    4. Operações de créditos - são empréstimos obtidos pelo Estado, podendo ser internas ou externas. Serão internas quando contraídas dentro do próprio País; e externa quando contratada fora deste. Ressalta-se que a Lei de Responsabilidade Fiscal veda a contratação de operações de crédito destinadas a atender despesas correntes.

    5. Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante Créditos Adicionais, com prévia e específica autorização legislativa.

    6. Os resultantes da Reserva para Contingência, estabelecido na LOA (art. 5º, inciso III, alínea b, da LRF).

    Disponível em: <http://www.lrf.com.br/mp_op_creditos_adicionais.html>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Questão anulável.

    O item III: "Os créditos adicionais poderão ser custeados pelo superavit financeiro do ano anterior, que ocorre quando a receita realizada apurada no final do exercício anterior supera a despesa realizada" é flagrantemente incorreto.

    A Lei nº 4.320/1964, art. 43, §2º diz o seguinte: "Entende-se por superávit financeiro a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de credito a eles vinculadas".

    O que o item III trouxe foi mais ou menos o conceito de superávit ORÇAMENTÁRIO.

  • Mari, a questão está errada! sua justificativa não responde ao enunciado! A única resposta admissível é a da letra C, II e IV corretos, as demais incorretas!