gaba C
I - INCORRETA
fechado e não fêxado
II - CORRETA
Em português, lexema é um conjunto de palavras de mesma classe morfológica que se distribuem de forma complementar e diferem morfologicamente entre si unicamente por sufixos flexivos. As palavras que compõem um lexema são chamadas de flexões do lexema.
- As palavras menino, menina, meninos e meninas fazem parte de um mesmo lexema.
- As palavras cantar, cantei, cantamos, cantarias e cante compõem um lexema verbal.
- As palavras lindo, linda, lindos, lindas, lindinha e lindíssima integram o mesmo lexema adjetivo.
Através de exemplos, vamos entender melhor o que é um lexema.
As palavras cantora e cantar não compõem um lexema porque não pertencem à mesma classe morfológica. A primeira é substantivo e a segunda, verbo.
As palavras cantoria, cantilena e cantata não pertencem ao mesmo lexema porque embora apresentem um radical comum e pertençam à classe dos substantivos, diferem entre si por sufixos derivativos e não por sufixos flexivos.
As palavras cantor, cantora, cantores e cantoras compõem um lexema porque pertencem à mesma classe morfológica, a dos substantivos, e diferem entre si unicamente por sufixos flexivos (morfema zero, -a, -es, -as). Além disso, se distribuem de forma complementar.
pertencelemos!
A questão é de morfologia e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:
.
I. Adjetivos são palavras que caracterizam um substantivo, conferindo-lhe uma qualidade, característica, aspecto ou estado. A grafia do adjetivo seguinte está correta: fêxado.
Falso. Adjetivos são palavras variáveis em gênero, número e grau que expressam qualidade, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada. O erro da alternativa está na grafia do adjetivo "fechado" (e não fêxado).
.
II. Adjetivo é a classe de lexema que se caracteriza por constituir a delimitação, isto é, por caracterizar as possibilidades designativas do substantivo, orientando delimitativamente a referência a uma parte ou a um aspecto do denotado.
Verdadeiro. O conceito acima foi retirado integralmente da gramática do Evanildo Bechara (p. 142). Quando ele fala em delimitação, refere-se à explicação, especialização e especificação do substantivo.
Ainda de acordo com Bechara, "entende-se por lexema a unidade linguística dotada de significado léxico, isto é, aquele significado que aponta para o que se apreende do mundo extralinguístico mediante a linguagem. Assim, em amor, amante, amar, amavelmente o significado léxico é comum a todas as palavras da série". (pág. 54)
Referência: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa, 37.ª edição, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
.
Gabarito: Letra C