SóProvas


ID
5134570
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. O glicocálix é um revestimento constituído de cadeias de carboidratos que estabelecem ligações do tipo pontes de hidrogênio com as proteínas transmembrana e com as moléculas de fosfolipídios do folheto externo. Sua função mais importante é a de garantir que a célula irá interagir com proteínas inadequadas que causam danos químicos e físicos ao organismo.


II. A membrana celular é uma estrutura limitante que envolve a célula e participa de suas funções, tais como a realização do metabolismo, a síntese de sais e proteínas, a digestão de macronutrientes e a defesa do corpo humano.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    As funções da membrana plasmática são:

    • Permeabilidade Seletiva, controle da entrada e saída de substâncias da célula;
    • Proteção das estruturas celulares;
    • Delimitação do conteúdo intracelular e extracelular, garantindo a integridade da célula;
    • Transporte de substâncias essenciais ao metabolismo celular;
    • Reconhecimento de substâncias, graças a presença de receptores específicos na membrana.

    Erros? Avisem-me

    Força, Foco e Fé

  • I. O glicocálix é um revestimento constituído de cadeias de carboidratos que estabelecem ligações do tipo pontes de hidrogênio com as proteínas transmembrana e com as moléculas de fosfolipídios do folheto externo. Sua função mais importante é a de garantir que a célula NÃO irá interagir com proteínas inadequadas que causam danos químicos e físicos ao organismo.

    II. A membrana celular é uma estrutura limitante que envolve a célula e participa de suas funções, tais como a realização do metabolismo, a síntese de sais e proteínas, a digestão de macronutrientes e a defesa do corpo humano.

  • As membranas celulares contêm entre 2 a 10% de hidratos de carbono. Esses estão ligados covalentemente aos lipídios e às proteínas da membrana, isto é, sob a forma de glicolipídios e glicoproteínas.

    De Hobertis .Bases da Biologia Celular e Molecular. Pág. 49. 2001