SóProvas


ID
513526
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação às metodologias de avaliação de projetos sociais, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • 1 - Análise Custo-Benefício (ACB): parte de um princípio muito simples que é o de comparar os custos com os benefícios econômicos do projeto. Se estes sao maiores que os custos, existe uma primeira indicação de que o projeto deveria ser aprovado.

    É requisito básico da ACB que os custos e benefícios do projeto sejam expressados em unidades monetárias, portanto, é uma metodologia adequada para análise de projets produtivos, uma vez que nestes tanto os custos como os benefícios são de tipo econômico.

    No caso de projetos sociais, os benefícios dificilmente podem ser expressados em unidades monetárias. Imputar valores à variáveis nutricionais, de saúde, etc. implica, em definitiva, fixar um preço para a vida humana

    A ACB é utilizada quase que exclusivamente na etapa ex-ante, para tomar uma decisão a respeito da execução, rejeição ou postergação de um projeto. No entanto, para projetos sociais é igualmente relevante para a avaliação ex-post já que permite determinar os custos incorridos e o impacto obtido e, em função das relações entre eles, manter a programação original, reprogramar ou cancelar o projeto.

    2 - Análise Custo-Mínimo: compara os custos monetarios (tanto em avaliação ex-ante como ex-post), com a possibilidade de alcançar eficientemente objetivos que não podem expressar em dinheiro. A ACM deixa de lado a análise dos objetivos (benefícios), assumindo que eles derivam de uma decisão política, e se limita a garantir a eficiência, via minimização de custos, omitindo-se a respeito da eficácia (impacto) do projeto.

    3 - Análise Custo-Impacto (ACI): Compara, como a ACM, os custos (monetários) com a possibilidade de alcançar eficientemente os objetivos do projeto. A ACI, contudo, não se restringe a avaliar a eficiência de um projeto, mas também avalia seu impacto, determinando em que medida o projeto alcançará ou alcançou seus objetivos, que mudanças produzirá ou produziu na população-objetivo e quais são seus efeitos secundários.

    A ACI pode ser aplicada tanto na avaliação ex-ante quanto na ex-post.