SóProvas


ID
5135437
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A ABNT NBR 9649:1986 (Projeto de Redes Coletoras de Esgoto Sanitário) fixa as condições exigíveis na elaboração de projeto hidráulico sanitário de redes coletoras de esgoto sanitário, funcionando em lâmina livre. Acerca das condições específicas de dimensionamento hidráulico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Inexistindo dados pesquisados e comprovados, com validade estatística, a norma recomenda o menor valor de vazão de 100 l/s X em qualquer trecho.

    5.1.1.1 Inexistindo dados pesquisados e comprovados, com validade estatística, recomenda-se como o menor valor de vazão 1,5 l/s em qualquer trecho.

    .

    B) Cada trecho do sistema de esgotamento sanitário deve ser verificado pelo critério da tensão trativa média de valor mínimo de 1,00 Pa.

    5.1.4 Cada trecho deve ser verificado pelo critério de tensão trativa média de valor mínimo σ t = 1,0 Pa, calculada para vazão inicial (Qi), para coeficiente de Manning n = 0,013.

    .

    C) A norma não X define declividade máxima admissível uma vez que, quanto maior a declividade, maior a velocidade final, portanto menor a chance de ocorrer falha no sistema.

    5.1.5 A máxima declividade admissível é aquela para a qual se tenha vf = 5 m/s

    .

    D) As lâminas d’água devem ser calculadas admitindo pressurização na tubulação, portanto com preenchimento total X da seção transversal.

    5.1.6 As lâminas d’água devem ser sempre calculadas admitindo o escoamento em regime uniforme e permanente, sendo o seu valor máximo, para vazão final (Qf), igual ou inferior a 75 % do diâmetro do coletor

    .

    E) Nos casos em que a velocidade final é maior que a velocidade crítica, a inclinação do trecho deverá ser aumentada X.

    5.1.5.1 Quando a velocidade final vf é superior a velocidade crítica vc, a maior lâmina admissível deve ser 50 % do diâmetro do coletor, assegurando-se a ventilação do trecho; a velocidade crítica é definida por: vc = 6 (g RH)^1/2, onde g = aceleração da gravidade.

    .

    Gabarito: Letra B