-
1. Informação O que á a informação? Informação é todo o conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado.
2. Dados Em informática designa-se por dados os elementos de partida que servem de base para o tratamento e sobre os quais o computador efectua as operações necessárias à tarefa em questão.
Os dados são uma representação dos factos, conceitos ou instruções de uma maneira normalizada que se adapte à comunicação, interpretação e processamento pelo ser humano ou através de máquinas automáticas. Os dados são representados por símbolos como por exemplo as letras do alfabeto : a, b, c , etc, mas não são em si a informação desejada.
-
Não entendo o por que do gabarito.
a) - uma lista com a quantidade de produtos vendidos: apenas dados pois não estão dispostos de maneira a especificar um significado, a princípio.
b) - relatório sobre a produtividade de funcionários: uma informação pois, um relatório geralmente é elaborado a partir da organização de dados/outras informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Relat%C3%B3rio.
c) - Produtividade da mão de obra: é um dado a meu ver, pois é apenas um valor calculado. Seguindo http://en.wikipedia.org/wiki/Productivity. podemos calcular este valor pela relação entre produção (output) e custos de produção (inputs). Por exemplo, se uma empresa produz 10kg de arroz ao custo de 5 reais, ela tem uma produtividade de 2kg/real. Um dado, apenas..
d) - Custo da matéria prima: Um dado simplesmente, acho que não há dúvidas aqui
e) - Capacidade de produção: um dado apenas ao meu ver. Se a Tirol produz xx milhões de litros de leite por mês, esta capacidade de produção é apenas um valor numérico, não um conjunto de dados/informações organizados de maneira específica.
-
Custou a cair a ficha dessa questão, mas acho que finalmente compreendi. Só não sei se conseguirei externar o meu raciocínio de forma clara.
a) uma lista com quantidade de produtos vendidos -> é um dado -> são números que serão armazenados no banco. Representam uma quantidade;
b) um relatório sobre a produtividade dos funcionários -> é uma informação -> é obtido em função dos dados armazenados anteriormente. Há aqui uma elaboração, classificação etc dos dados;
c) produtividade da mão de obra de uma empresa -> é uma informação -> é obtido em função de cálculos sobre os dados armazenados;
d) custo da matéria prima -> é um dado -> simples e puramente um valor que foi inserido no banco de dados.
e) capacidade de produção -> é uma informação -> pois é obtido a partir dos dados que anteriormente foram inseridos no banco. Há aqui um processamento sobre os dados armazenados.
-
Questão muito mal formulada.
-
dica: informação = dado derivado
-
(a) Errado, isso é um dado, visto que não há processamento;
(b) Errado, isso é uma informação, visto que um relatório precisa ser processado;
(c) Errado, isso é uma informação, visto que a produtividade precisa ser derivada a partir de dados;
(d) Errado, isso é um dado, visto que não há processamento;
(e) Correto, isso é uma informação, visto que a capacidade de produção precisa ser processada e derivada de outros dados
-
A princípio eu pensei: "típica questão que a banca escolhe o gabarito que quiser".
Mas agora eu acho que entendi. Tudo o que "precisa ser calculado" é considerado informação. O que não precisa é dado. O problema dessa definição é que ela ignora que informação é o dado contextualizado.
-
tá maluco
-
Questão muito subjetiva, no meu ponto de vista.
O custo da matéria prima, isolado, fora de contexto, "voando" solto por aí, realmente é um dado.
Agora se eu tenho uma folha de papel, ou um arquivo no computador, com o nome da(s) matéria(s) prima(s) e seu valor, eu tenho uma informação. A partir dessa informação, eu posso calcular se eu vou querer adquirir a matéria prima ou não. Se fosse um dado bruto, sem contexto, eu não poderia fazer um juízo de valor.
A lista com a quantidade de produtos vendidos, na perspectiva do Joãozinho que achou essa informação no chão, é um dado, mas para a empresa que produziu essa lista, com toda a certeza, é uma informação, e bem valiosa.
O mesmo raciocínio se aplica às outras alternativas.
-
(a) Errado, isso é um dado, visto que não há processamento;
(b) Errado, isso é uma informação, visto que um relatório precisa ser processado;
(c) Errado, isso é uma informação, visto que a produtividade precisa ser derivada a partir de dados;
(d) Errado, isso é um dado, visto que – em princípio – não há processamento, mas é bem subjetivo;
(e) Correto, isso é uma informação, visto que a capacidade de produção precisa ser processada e derivada de outros dados.
Fonte: Estratégia. Diego Carvalho, Equipe Informática e TI, Thiago Rodrigues Cavalcanti