SóProvas


ID
5136451
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Uma usina nuclear é uma instalação construída para produzir energia elétrica a partir de materiais orgânicos inertes. A energia nuclear é uma alternativa às limitações de fontes naturais, como rios (energia hidrelétrica), carvão, gás e petróleo. Existem alguns problemas no que diz respeito aos possíveis impactos ambientais e sociais, se houver acidentes em uma usina de energia nuclear, assim como a destinação do material orgânico já usado, que é extremamente poluente.


II. Os planaltos sedimentares são formados por rochas sedimentares, o que resultou da elevação das regiões de bacias sedimentares provocada por agentes endógenos de modificação do relevo (exemplo: tectonismo). As rochas sedimentares, por sua vez, são rochas formadas através da deposição, e consequente cimentação ou consolidação de fragmentos provenientes de material mineral ou material orgânico (ou a mistura de ambos).


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO TOTALMENTE MAL FEITA.

  • Questão ruim. Agentes endógenos criam relevo. Agentes exógenos é que irão modificá-los.
  • Não há nada de errado na questão, ela apenas exige que a pessoa entenda a matéria no lugar de decorar. Quem só decorou um verbete de livro e não uniu/absorveu os conhecimentos, vai, de fato, achar que está errada.

    1) O erro está no uso de matéria orgânica, a reação nuclear é diferente de uma reação química, na reação nuclear um átomo recebe energia suficiente para se transformar em outro, tornando-se radioativo. O controle artificial dessa interação é o que gera energia na forma de calor, não se trata da formação de uma cadeia longa de carbono, ou nada do tipo. Caso ainda houvesse dúvidas é só lembrar que o elemento radioativo mais comentado na mídia, urânio, por ex, é inorgânico.

    2) Não há erro. Criar/ modificar/transformar, são palavras que se relacionam, é necessário entender o que está sendo dito, entender a matéria, o conceito e não se focar em decorar palavras, tanto que muitos livros se referem aos agentes endógenos como formadores e transformadores do relevo.

    Os agentes endógenos elevam. Se trata de uma força que vem de dentro da terra, seja por movimento do magma, ou por pressão, diferença de temperatura, movimentos orogenéticos e tudo mais, ela vem de dentro, portanto, empurra, eleva, soergue estruturas.

    Ora, se algo estava num nível e foi levantado, você concorda que houve uma modificação do que era antes com a formação dessa nova estrutura? Então, agentes endógenos formam e transformam o relevo.

    Agora, repare na diferença:

    "Aqui era plano, há muito tempo atrás virou uma elevação e hoje em dia é plano novamente."

    Nós temos um espaço geográfico, houve a ação de agentes endógenos que o soergueram e modificaram o que antes era plano, se passaram anos sem que outro evento endógeno ocorresse, esse relevo ficou sob ação dos agentes exógenos que foram moldando/modificando/transformando/lapidando/erodindo/esculpindo, aquela estrutura até que ela voltasse a ser como é nos dias atuais, no caso do exemplo fictício, em especial, plano.( Percebe o tanto de palavras que podem entrar ali sem problema algum, ou erro algum de conceito?)

    Outro ponto importante, que na verdade cai na mesma questão de entender sem decorar, é que agentes levam esse nome pq, de fato, são entidades que vão agir.

    Assim, Agentes exógenos é o nome que se dá ao conjunto de entidades externas que tem potencial de agir no desgaste e sedimentação de um solo/estrutura.( Vento, água, seres vivos...)

    E, Agentes endógenos é o nome que se dá ao conjunto de entidades internas que tem potencial de causar enrugamento na superfície.(Tectonismo, vulcanismo...)

    Enfim, tanto os agentes endógenos quanto os exógenos são modificadores de relevo, a palavra modificar não causa problema algum, o que é importante entender é que um é um agente interno (endo) e o outro é um agente externo (exo), ou seja, um soergue e outro lapida.

  • Isso não foi uma justificativa da questão não. Isso aí foi uma aula que Paula deu!!