SóProvas


ID
513670
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Informe como verdadeiro (V) os itens que constaram do Plano de Metas adotado pelo governo Juscelino Kubitschek e como falso (F) os que não o foram. A seguir, indique a opção com a sequência certa.
( ) Criação da Companhia Siderúrgica Nacional e da Companhia do Vale do Rio Doce.
( ) Estímulo ao aumento da produção de bens intermediários, como o aço, o carvão, o cimento, o zinco, etc.
( ) Criação do Banco Nacional de Desenvolvimento - BNDE.
( ) Incentivos à introdução dos setores de consumo de bens duráveis e de capital.

Alternativas
Comentários
  • Plano de metras (República Populista - Governo JK) - "50 anos em 5"
    Subdividido em trinta e uma metas para os setores de energia, transportes, indústria de base, alimentação e educação. Os objetivos principais eram desenvolver a indústria de base, construir estradas e hidrelétricas, ampliar a extração de petróleo e entre outras iniciativas fazer do Brasil um país desenvolvido e industrializado.
    Enquanto que o Brasil fortaleceu os investimentos nas indústrias de base e na ampliação da infraestrutura produtiva e logística, as multinacionais entraram em nosso país investindo em indústrias de produção de bens de consumo, principalmente automobilística. As indústrias nacionais mantiveram-se na produção de tecidos, móveis, alimentos, vestuário e construção civil.
    - Taxa média de crescimento de 7% a.a. 
    - Início do processo inflacionário
    - Urbanização - êxodo rural
    - Gerou endividamento e dependência tecnológica dos estrangeiros.
  • (F) CSN e CVRD foram marcos do governo de Getúlio Vargas no Estado Novo, criados, respectivamente, em 1941 e 42
     
    (V) O Plano de Metas, que previa um acelerado crescimento econômico a partir da expansão do setor industrial, com investimentos na produção de aço, alumínio, metais não-ferrosos, carvão, cimento, papel e celulose, borracha, construção naval, maquinaria pesada e equipamento elétrico
     
    (F) Criado em 1952, durante o 2º governo Vargas (obs: a Petrobras foi criada em 53). Foi inclusive uma das fontes de financiamento do plano de metas de JK.
     
    (V) A produção de automóveis serviu pra impulsionar o crescimento do setor de bens de consumo duráveis que, conjuntamente com o setor de bens de capital, lideraram a etapa do processo de substituição de importações visado pelo modelo.
  • Dentre os setores inclusos no Plano de Metas, podemos citar: energia elétrica, carvão, produção de petróleo, refino de petróleo, ferrovias, construção de rodovias, aço, cimento, carros e caminhões. Muitas metas alcançaram elevado percentual de sucesso frente ao planejado, destaque para: construção de rodovias, produção de veículos, ampliação da capacidade de geração elétrica. A produção de automóveis impulsionou o setor de bens de consumo duráveis que, conjuntamente com o setor de bens de capital, protagonizaram esta etapa do processo de substituição de importação. Passamos para análise dos itens: (F) Getúlio Vargas - Criação da Companhia Siderúrgica Nacional e da Companhia do Vale do Rio Doce. (V) Estímulo ao aumento da produção de bens intermediários, como o aço, o carvão, o cimento, o zinco, etc. ( F) Getúlio Vargas - Criação do Banco Nacional de Desenvolvimento -BNDE. ( V ) Incentivos à introdução dos setores de consumo de bens duráveis e de capital.

    Gabarito: Letra “A".