d) Correto
O Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG), que foi o primeiro plano econômico elaborado pelo
governo militar pós 1964, teve sucesso, mas, posteriormente o seu fracasso.
Agora poderiam ser tomas medidas impopulares, com o arrocho salarial, entre outras.
Os principais focos de atenção do novo governo foram basicamente cinco:
· A prioridade na estabilidade de preços (lembrando que estávamos em uma época de inflação galopante, que em 1964 tinha atingido quase a casa dos 03 dígitos.
· O aumento de investimentos diretos (muitos destes investimentos tiveram o estado como patrocinador, através de empresas de economia pública e em obras diretas).
· Reformas bancárias e tributárias.
· Acertar o déficit da balança de pagamentos.
· A diminuição dos desequilíbrios regionais.
www.historialivre.com
Bons estudos!
Ao longo de 1963 até o início de 64, a economia brasileira operou em estado de “estagflação”, cenário a ser enfrentado pelo governo Castello Branco. A avaliação do ministro Roberto Campos era de que a responsabilidade primordial da inflação cabia aos déficits governamentais e à contínua pressão salarial. Esse diagnóstico inspirou as principais medidas do Paeg: i) programa de ajuste fiscal; ii) orçamento monetário que previa taxas decrescentes de expansão dos meios de pagamentos; iii) política de controle do crédito do setor privado; iv) mecanismo de correção salarial
Quanto às questões:
(V) Havia a visão de que era possível conciliar taxas razoáveis de crescimento do PIB com o combate gradual à inflação. Isso se daria pelo mecanismo da “correção monetária”, o que posteriormente se mostrou ser uma estratégia errada (“o remédio tinha também o efeito de reproduzir a própria doença”)
(V) No Paeg foi adotada uma política de controle do crédito ao setor privado, pela qual o crédito total ficaria limitado às mesmas taxas de expansão definidas para os meios de pagamento. O aperto monetário, gerado pelo aumento das taxas de juros, provocou uma série de falências, concordatas, fusões e incorporações.
(F) O Paeg tinha uma estratégia assumidamente gradualista (metas de 70% em 64, 25% em 65 e 10% em 66). Plano não se propôs a eliminar a inflação rapidamente, com base no argumento de que havia a necessidade de uma “inflação corretiva” e de evitar-se uma grave crise de estabilização
(F) Foi criado um mecanismo de controle salarial que mantinha o salário real reajustado de acordo com o salário real médio no biênio anterior. Vale lembrar que os governos militares tradicionalmente intervinham nas atividades sindicais.