SóProvas


ID
513682
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma sobre as medidas econômicas adotadas pelo Governo Federal no início dos anos oitenta. A seguir, indique a opção com a sequência certa.
( ) Passa-se a exercer controle sobre a taxa de juros.
( ) É estimulada a expansão do crédito para a agricultura.
( ) É garantida a valorização do cruzeiro em relação ao dólar americano.
( ) É aprovada nova lei salarial instituindo reajustes semestrais e diferenciados por faixas de salários.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "C", conforme edital publicado pela banca e postado no site.

    Bons estudos!
  • Retirado do forum concurseiros:

    O gabarito da questão assinala a alternativa D. Afirma-se, portanto, que o último item está correto, ou seja, no início dos anos oitenta (1980) teria sido aprovada nova lei salarial instituindo reajustes semestrais e diferenciados por faixas de salários. Ocorre que a lei salarial no 6.708/79, que dispõe sobre a correção automática dos salários, modifica a política salarial e dá outras providências, fora publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 30/10/1979. O artigo 1º e 2º tratam, respectivamente, da periodicidade (semestral) e da diversidade das faixas salariais. Portanto, não procede a afirmação de que data sua aprovação do início dos anos 1980. 

    A fundamentação de tal recurso encontra suporte no próprio sítio do Governo Federal, que traz a íntegra da lei supracitada com suas posteriores alterações. Ademais, há de se registrar que a literatura econômica, em diversos momentos, cita a mudança da política salarial nos anos 1970. Abaixo algumas exemplificações:

    [...] Essa aceleração refletiu também uma mudança no regime de reajuste salarial, implementada em meados de 1979: reconhecendo que o rápido aumento da inflação impunha perdas reais significativas aos salários, o governo mudou a periodicidade de reajuste dos salários nos setores público e privado, de anual para semestral, embora com restrições à reposição integral da inflação passada (GIAMBIAGI, 2005, p.109).

    Os sete instrumentos legais que definem a política salarial da administração Figueiredo (1979/85) podem ser vistos como simples variações paramétricas do modelo introduzido pela Lei no 6.708/79 (BARBOSA, 1983).

    Face ao exposto, solicito alteração do gabarito de D para C.

    REFERÊNCIAS:

    BARBOSA, Fernando de Holanda. A inflação brasileira no pós-guerra: monetarismo versus estruturalismo. Rio de Janeiro, IPEA/INPES, 1983 (Série PNPE, 8).

    BRASIL. Lei no 6.708, de 30 de outubro de 1979. Dispõe sobre a correção automática dos salários, modifica a política salarial e dá outras providências. Disponível em <http://www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1979/6708.htm>. Acesso em: 20 jul. 2011.

    HERMANN, Jennifer. Auge e Declínio do Modelo de Crescimento com Endividamento: O II PND e a Crise da Dívida Externa. In: GIAMBIAGI, Fábio et al. Economia Brasileira Contemporânea. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.