SóProvas


ID
513685
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Indique a opção que completa corretamente as lacunas da assertiva a seguir. O Plano Cruzado definiu regras de conversão de preços e salários de modo que _______________________.

Alternativas
Comentários
  • a) correta
    Origem: Wikipédia

    O Plano Cruzado foi um conjunto de medidas econômicas, lançado pelo governo brasileiro em 28 de fevereiro de 1986, com base no decreto-lei nº 2.283, de 27 de fevereiro de 1986,[1] sendo José Sarney o presidente da República e Dilson Funaro o ministro da Fazenda.

    As principais medidas contidas no Plano eram:

    • congelamento de preços de bens e serviços nos níveis do dia 27 de fevereiro de 1986;
    • Congelamento da Taxa de Câmbio por um ano em 13,84 Cruzados = 1 Dólar e 20,58 Cruzados = 1 Libra
    • reforma monetária, com alteração da unidade do sistema monetário, que passou a denominar-se cruzado (Cz$), cujo valor correspondia a mil unidades de cruzeiro;
    • substituição da Obrigação Reajustável do Tesouro Nacional ORTN, título da dívida pública instituído em 1964, pela Obrigação do Tesouro Nacional (OTN), cujo valor foi fixada em Cz$106,40 e congelado por um ano;
    • congelamento dos salários pela média de seu valor dos últimos seis meses e do salário mínimo em Cz$ 804,00, que era igual a Aproximadamente a US$ 67,00 de Salário Mínimo
    • como a economia fora desindexada, institui-se uma tabela de conversão para transformar as dívidas contraídas numa economia com inflação muito alta em dívidas contraídas em uma economia de inflação praticamente nula;
    • criação de uma espécie de seguro-desemprego para aqueles que fossem dispensados sem justa causa ou em virtude do fechamento de empresas;
    • os reajustes salariais passaram a ser realizados por um dispositivo chamado "gatilho salarial" ou "seguro-inflação", que estabelecia o reajuste automático dos salários sempre que a inflação alcançasse 20% [2]

    Bons estudos!
  • a) Os salários em cruzados seriam calculados pela média dos últimos 6 meses em valores correntes. Havia uma tabela de conversão (porém não era a Tablita)
     
    b) Tx. De câmbio era fixa
     
    c) URV foi no plano Real
     
    d) A Tablita convertia valores em cruzeiros para cruzados, a uma taxa de 0,45% ao dia. O objetivo era acabar com o problema da expectativa de inflação embutida nas obrigações financeiras.
     
    e) Foi criado o “gatilho salarial”, que corrigia o salários sempre que a inflação acumulasse 20%
  • O espírito do plano era baseado na definição de regras de conversão de preços e salários de modo que se evitasse efeitos redistribuitivos, ou seja, buscou promover um "choque neutro"que mantivesse sob o Cruzado o mesmo padrão de distribuiçao de rneda do Cruzeiro. 

    As principais medidas adotadas foram:
    • Os salários deveriam ser convertidos na nova moeda pelo poder de compra dos últimos seis meeses mais um abono de 8% (para salário mínimo, este abono seria 16%). Esse abono tinha cunho político e visava transferir renda aos assalariados (foi uma exceção à busca do choque neutro). Além disso, introduziu-se a escala móvel - gatilho salarial - , que seria acionada toda vez que inflação atingisse 20%. Este item acrescentava um elmento instabilizador no futuro e ampliava a indexação ao romper a única âncora nominal que restava na economia.
    • Preservação dos dissídios coletivos.
    • Congelamento dos preços em 28/02/1986, com exceção da energia elétrica, que obteve um aumento de 20%. Não havia prazo para descompressão, e não houve nenhuma compensação, o que fez com que vários setores fossem pegos com preços defasados.
    • A taxa de câmbio foi fixada no nível de 27 de fevereiro de 1986, e descartou-se a necessidade de uma maxidesvalorização compensatória ou defnesiva, dada a folga camibal e a tendência à desvalorização do dólar em relação às demais moedas.
    • Os aluguéis tiveram os valores médios recompostos por meio de fatores multiplicativos com base em relações média-pico.
    • Para os ativos financeiros a principal medida foi a extinção da correção monetária sobre os títulos da dívida p[ublica e sobre os demais ativos financeiros (com o fim da correção monetári, os aumentos de preços do passado não mais seriam automaticamente transferidos para o futuro). Os contratos com correção monetária celebrados antes da edição do Plano Cruzado teriam seus valores convertidos à nova moeda, de acordo com a Tablita - que era uma tabela de conversão com desvalorização diária de 0,45% que correspondia à média diária de inflação entre Dezembro de 1985 e fevereiro de 1986; o objetivo era retriar a inflação embutida e evitar transferência de renda para os credores.
    (prof Helder Carvalho)
  • No Plano Cruzado: 

    Tablita- Usada para converter dívidas com vencimento posterior a data do plano

    Salários- Deveriam ser calculados pela média dos últimos 6 meses em valores correntes (foi divulgada uma tabela para fazer a conversão)