Para responder a esta questão, exige-se conhecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/199, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Tema Transversal Orientação Sexual e da Educação Especial. O candidato deve avaliar a veracidade de cada assertiva. Vejamos:
I. Falsa.
Na criança, a deficiência física pode gerar a necessidade do uso de muletas ou andador adequados para auxiliar na execução da marcha. Assim, na Educação Infantil, o educador deve realizar atividades que possam estimular a interação social dessas crianças.
II. Verdadeira.
Segundo a PCNs da Orientação Sexual: "Postura dos educadores É importante que os educadores reconheçam como legítimas e lícitas, por parte das crianças e dos jovens, a busca do prazer e as curiosidades manifestadas acerca da sexualidade, uma vez que fazem parte de seu processo de desenvolvimento. Para um consistente trabalho de Orientação Sexual, é necessário que se estabeleça uma relação de confiança entre alunos e professores. Os professores precisam se mostrar disponíveis para conversar a respeito dos temas propostos e abordar as questões de forma direta e esclarecedora, exceção feita às informações que se refiram à intimidade do educador. Informações corretas do ponto de vista científico ou esclarecimentos sobre as questões trazidas pelos alunos são fundamentais para seu bem-estar e tranquilidade, para uma maior consciência de seu próprio corpo, elevação de sua autoestima e, portanto, melhores condições de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada e abuso sexual."
III. Falsa.
De acordo com a Lei nº 9.394/96, a Base Nacional Comum Curricular deve incentivar o desenvolvimento de projetos inovadores no ambiente escolar.
Portanto, somente a assertiva II está correta.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Tema Transversal Orientação Sexual. Brasília: MEC/SEF, novembro.
Gabarito: C