SóProvas


ID
5138185
Banca
Unoesc
Órgão
Prefeitura de Treze Tílias - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Calendário Básico de Vacinação brasileiro é definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e corresponde ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública do País, sendo atualmente constituído por 19 vacinas recomendadas à população, desde o nascimento até a terceira idade, e distribuídas gratuitamente nos postos de vacinação da rede pública. Considerando o Calendário Básico de Vacinação brasileiro, analise as afirmações a seguir:

I. A revacinação com BCG não é recomendada mesmo para crianças que não desenvolveram cicatriz vacinal, pela ausência de evidências de que a repetição traga benefício adicional.
II. A vacina da Hepatite B deve ser aplicada nas primeiras 12 horas de vida.
III. A vacina Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) nunca deve ser aplicada antes dos 12 meses de idade, mesmo se houver situação de risco para o sarampo, como surto ou exposição domiciliar.

Estão corretas as afirmações:

Alternativas
Comentários
    • Em situação de risco para o sarampo – surtos ou exposição domiciliar, por exemplo – a primeira dose pode ser aplicada a partir dos 6 meses de idade. Essa dose, porém, não conta para o esquema de rotina: continuam a ser necessárias duas doses a partir dos 12 meses, com intervalo mínimo de 1 mês.
    • Como rotina para crianças, as sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm)