A Gestão de Pessoas consiste na integração de várias atividades a fim de obter efeito sinergístico na administração das pessoas em uma organização.
Ao preocupar-se em atingir objetivos e resultados - e não mais impor regras e métodos visando somente "eficiência" - a GP ajuda a organização a realizar sua missão e atingir seus objetivos.
Criando, desenvolvendo e aplicando as habilidades e competências da força de trabalho, fazendo com que as pessoas sejam mais produtivas para beneficiar clientes, parceiros e empregados, a GP proporciona competitividade à organização.
Preparando e capacitando continuamente as pessoas, dando-lhes reconhecimento pelos seus bons resultados, tornando explícitos os objetivos e as medidas de desempenho, bem como as decorrências de seu alcance, a GP proporciona à organização pessoas treinadas e motivadas.
Adequando as competências das pessoas ao seu trabalho e proporcionando um ambiente organizacional saudável com qualidade de vida no trabalho, a GP aumenta a satisfação das pessoas no trabalho.
Todas essas políticas e práticas da GP levam a uma colaboração eficaz das pessoas, levando-as a atingir seus objetivos individuais e, consequentemente, os objetivos organizacionais.
(Fonte: Chiavenato-2010)
Os objetivos da GP são variados. Ela contribui para a eficácia organizacional por meio dos seguintes meios:
- ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;
- proporcionar competitividade à organização;
- proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas;
- aumentar a autorealização e satisfação das pessoas no trabalho;
- Desenvolver e elevar a qualidade de vida no trabalho;
- Administrar e impulsionar a mudança;
- Manter políticas éticas e comportamentos socialmente responsáveis;
- Construir a melhor equipe e melhor empresa.
Fonte: Livro Gestão de Pessoas, Chiavenato-2014, pg. 11-12.