A crise financeira do ano de 2008 foi considerada uma das piores desde a Crise de 1929. A Crise de 2008 ocorreu em função da especulação imobiliária nos Estados Unidos que não acompanhou o aumento de renda da população.
Os juros nos Estados Unidos estavam a 1%, a economia em crescimento. Assim, os bancos começaram a oferecer hipotecas de alto risco para angariar mais clientes.
Os clientes que não conseguiam acesso às taxas mais vantajosas, que requeriam mais comprovações, passaram a solicitar os empréstimos mais arriscados.
As taxas de inadimplência dos empréstimos fornecidos culminaram na falência de um dos bancos mais tradicionais dos Estados Unidos, o Banco Lehman Brothers. Esta falência iniciou o processo de queda das bolsas mundiais, mas vale ressaltar que muitas instituições financeiras também faliram ou entraram em franca dificuldade.
Para responder esta questão deve-se ter noção acerca das causas da crise financeira de 2008 e, como os Estados Unidos se recuperou. As fontes jornalísticas, em sua seção de Economia , fornecem dados suficientes para um conhecimento básico do tema.
A) INCORRETA - Subprime é uma modalidade de crédito de alto risco e com altas taxas de juros.
B) CORRETA – A crise financeira se iniciou no ano de 2008 e o mandato do presidente Barack Obama iniciou no ano de 2009. As consequências da crise reverberaram em seu governo.
C) INCORRETA – A Grécia foi um dos países mais afetados pela crise de 2008. Sua economia precisou de empréstimos externos de emergência e de medidas de austeridade para a sua recuperação.
D) INCORRETA – A crise financeira forçou o governo americano a assumir o controle de diferentes instituições financeiras que estavam em dificuldade. O Banco Central Americano comprou títulos de empresas privadas. O presidente Barack Obama assinou a Lei de Recuperação para financiar programas de resgate e investir em infraestrutura.
Gabarito do Professor: Letra B.