SóProvas


ID
5140984
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Águas da Prata - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Sobre a lei orçamentária anual, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    LETRA A - Art. 5 § 1  Todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as receitas que as atenderão, constarão da lei orçamentária anual.

    LETRA B - Art. 5 § 2  O refinanciamento da dívida pública constará separadamente na lei orçamentária e nas de crédito adicional.

    LETRA C - Art. 5 § 3  A atualização monetária do principal da dívida mobiliária refinanciada não poderá superar a variação do índice de preços previsto na lei de diretrizes orçamentárias, ou em legislação específica.

    LETRA D - Art. 7 § 1  O resultado negativo constituirá obrigação do Tesouro para com o Banco Central do Brasil e será consignado em dotação específica no orçamento.

    FONTE: LEI COMPLEMENTAR N° 101, DE 04 DE MAIO DE 2000. 

  • gab. C

    FONTE: LC 101

    A Todas as receitas relativas à renúncia da receita, mobiliária ou contratual, e todas as despesas originárias da dívida pública flutuante, constarão da lei orçamentária anual. INCORRETA

    art. 5º (...) § 1º  Todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as receitas que as atenderão, constarão da lei orçamentária anual.

    B O refinanciamento da dívida pública constará, separadamente, na lei orçamentária anual e na lei de diretrizes orçamentárias. INCORRETA

    art. 5º (...) § 2º O refinanciamento da dívida pública constará separadamente na lei orçamentária e nas de crédito adicional.

    C A atualização monetária do principal da dívida mobiliária refinanciada não poderá superar a variação do índice de preços previsto na lei de diretrizes orçamentárias, ou em legislação específica. CORRETA

    §3º do art. 5º

    D O resultado negativo constituirá obrigação do Tesouro para com o Ministério Público e será consignado em dotação específica no orçamento. INCORRETA

    art. 7º. (...) § 1º O resultado negativo constituirá obrigação do Tesouro para com o Banco Central do Brasil e será consignado em dotação específica no orçamento.

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB

  • Esta questão exige conhecimentos sobre disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) acerca da Lei Orçamentária Anual (LOA)

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    As respostas para esta questão podem ser encontradas nos artigos 5.º e 7.º da LRF. Vamos analisar cada uma das alternativas para identificarmos a correta.

     

    A) Todas as receitas relativas à renúncia da receita, mobiliária ou contratual, e todas as despesas originárias da dívida pública flutuante, constarão da lei orçamentária anual.

    Errada! Esta alternativa mistura alguns conceitos. O que de fato deverá constar na LOA, nos termos do art. 5.º, § 1.º da LRF, são todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as receitas que as atenderão. Não faz sentido falar em “renúncia de receita mobiliária ou contratual”, pois esses conceitos são relativos à dívida pública.

     

    B) O refinanciamento da dívida pública constará, separadamente, na lei orçamentária anual e na lei de diretrizes orçamentárias.

    Errada! Conforme previsto no art. 5.º, § 2.º da LRF, o refinanciamento da dívida pública constará separadamente na lei orçamentária e nas de crédito adicional, e não LDO como sugere a alternativa.

     

    C) A atualização monetária do principal da dívida mobiliária refinanciada não poderá superar a variação do índice de preços previsto na lei de diretrizes orçamentárias, ou em legislação específica.

    Certa! Esta alternativa reproduz os exatos termos do art. 5.º, § 3.º da LRF, que diz que “a atualização monetária do principal da dívida mobiliária refinanciada não poderá superar a variação do índice de preços previsto na lei de diretrizes orçamentárias, ou em legislação específica”. Trata-se de uma questão literal.

     

    D) O resultado negativo constituirá obrigação do Tesouro para com o Ministério Público e será consignado em dotação específica no orçamento.

    Errada! Esta alternativa altera apenas um termo: inclui “ministério público” no lugar de “Banco Central do Brasil”. Com efeito, nos termos do art. 7.º, § 1.º, o resultado negativo constituirá obrigação do Tesouro para com o Banco Central do Brasil e será consignado em dotação específica no orçamento.

     


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “C”